Feio, mas na moda: peixe-bolha ascendeu e estrela campanha na Nova Zelândia
Colaboração para o UOL
23/03/2025 05h30
Antes considerado um dos bichos mais feios do mundo, o peixe-bolha ganhou mais um título: dessa vez, o animal foi eleito o símbolo de uma campanha de conscientização ambiental na Nova Zelândia.
O que aconteceu
O peixe-bolha (Psychrolutes marcidus) foi premiado como o peixe do ano em 2025. O anúncio foi feito no domingo passado pela organização Mountains to Sea, que trabalha como um fundo de conservação e restauração ambiental no país.
A campanha busca alertar sobre as ameaças para a vida marinha na região. Segundo a organização, dos dez principais indicados ao prêmio, nove são considerados vulneráveis a agentes externos, incluindo o peixe-bolha, ou "blobfish", em inglês.
Com um mote divertido, a competição chama a atenção para os perigos da chamada pesca de arrasto de fundo. O método usa redes pesadas, arrastadas pelo fundo do mar para capturar animais marinhos. "O peixe-bolha é frequentemente capturado acidentalmente durante a pesca de arrasto de fundo para o peixe-relógio [Hoplostethus atlanticus]", explica a organização em seu portal oficial.
Embora o status exato de conservação do peixe-bolha seja desconhecido, as populações de peixe-relógio estão sofrendo. Gerenciar cuidadosamente o peixe-relógio e seu habitat também beneficiará o peixe-bolha. Mountains to Sea
A votação mobilizou os neozelandeses. Segundo os dados divulgados, a campanha recebeu 5.583 votos em 2025 —sendo 1.286 para o campeão—, frente 1.021 votos na competição de 2024. "Mais de dez mil kiwis [apelido usado para se referir ao povo da Nova Zelândia] visitaram o site para aprender sobre os que chamam nossas águas de lar", disse Kim Jones, diretora da Mountains to Sea, ao portal da organização. "Estamos emocionados que os neozelandeses tenham se interessado tanto por nossos peixes nativos e pelos desafios de conservação que os afetam."
O vencedor do prêmio contou com a torcida de uma estação de rádio local. Os apresentadores da More FM levantaram uma campanha a favor do peixe-bolha. "[A espécie] foi intimidada a vida toda e nós pensamos 'pare com isso, é hora do blobfish ter seu momento ao sol —e que momento glorioso é esse!'", comemorou a equipe.
Mais feio do mundo
Em um concurso promovido em 2013 pela Associação Britânica de Ciência, no Reino Unido, o peixe também foi campeão —mas não por um bom motivo. Na ocasião, foi eleito como o animal mais feio do mundo. Mais de 3.000 pessoas participaram de uma consulta na internet que buscava chamar a atenção para animais pouco conhecidos e ameaçados, que desempenham um importante papel no ecossistema em que vivem.
Para a Mountains to Sea, a beleza não convencional fez com que o peixe-bolha se destacasse na competição. "Os neozelandeses mostraram que realmente acreditam que o blobfish é lindo", diz o portal oficial.
O 'blobfish' é um peixe que vive nas profundezas do oceano. O peixe se estabelece em uma faixa de 600 a 1.200 metros de profundidade, onde a pressão da água é muito maior do que na superfície. Por conta da pressão, sua cabeça é achatada e seu corpo é gelatinoso, com uma densidade pouco menor que a água. Isso faz com que o peixe-bolha flutue e se alimente de pequenos invertebrados que passam em sua frente.