A propaganda de Bolsonaro no rádio, na TV e em redes sociais no segundo turno dá prioridade ao Nordeste e tenta passar a ideia de que o presidente trabalha pela região e é bem-vindo nela. Lula continua a bater na tecla da volta da fome e da perda do poder de compra da população durante o governo Bolsonaro, acrescentando temas ligados a religião e a costumes e aproveitando para atacar Bolsonaro quando surgirem declarações mais polêmicas do presidente. .......................... Divisão do trabalho na família Bolsonaro: o presidente vai ao Sul e afaga aliados; Michelle encara estados hostis. .......................... "Sair do armário" e ocupar as ruas, de vermelho, sem medo: como a militância petista se organiza para o segundo turno. Não é bem o que Simone Tebet recomenda para a campanha de Lula: menos vermelho, mais foco nas mulheres. "Alguém tem que colocar juízo na campanha do Lula", ela disse. .......................... O NÚMERO R$ 5.000 É a faixa de isenção de Imposto de Renda prometida por Lula. .......................... Lula 55% X 45% Bolsonaro. O placar de votos válidos é da nova pesquisa Ipec. O resultado, diz Alberto Bombig, mostra que Bolsonaro não soube aproveitar "ventos favoráveis" após o primeiro turno. José Roberto de Toledo analisa a estabilidade em relação ao levantamento anterior como boa para Lula, mas também indicadora de potencial de crescimento para Bolsonaro.
****************** ELEIÇÃO PAULISTA Sempre que tiveram chance durante o debate da Band realizado ontem, Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas colaram em seus candidatos a presidente, Lula e Bolsonaro, desviando a conversa para temas nacionais. Haddad alfinetou Tarcísio por não ser de São Paulo, mas deixou passar quando o adversário errou o nome do bairro Campos Elíseos. Entre colunistas do UOL, a percepção foi de uma espécie de empate: Haddad ganhou, mas não levou, conseguindo mais ajudar Lula que tirar votos de Tarcísio. ****************** ELEIÇÃO GAÚCHA Já o debate entre candidatos no RIo Grande do Sul, também puxado para a disputa Lula X Bolsonaro, foi menos civilizado. De cara, Eduardo Leite chamou Onyx Lorenzoni de "ministro pipoqueiro", por ter passado por várias pastas no governo Bolsonaro. Foi chamado de "arrogante e prepotente" pelo adversário bolsonarista, que fugiu de dar respostas sobre seu programa de governo para o estado. ****************** CERCADINHO Está dando o que falar a ideia de Bolsonaro de aumentar para 16 o número de integrantes do STF, como no tempo da ditadura militar. A ideia do presidente é que ele possa indicar mais ministros e, tendo maioria, possa controlar as decisões da corte. Lula disse que indicou seis ministros (foram sete) e nunca pediu favor a eles. Especialistas em direito constitucional veem a mudança no Supremo como inconstitucional. .......................... Carolina Brígido conta que ministros do STF não acreditam que as ameaças de Bolsonaro sejam aprovadas no Congresso. .......................... A FRASE Sem originalidade, e na hipótese de reeleição, Bolsonaro irá copiar os regimes autocráticos da Venezuela, Hungria, Polônia e Rússia. A autocracia é uma forma de ditadura. Pode levar à tirania, e Bolsonaro tem o perfil para tanto. Wálter Maierovitch, comentando a ideia de interferir no STF, o segundo passo de Bolsonaro (o primeiro foi o orçamento secreto) para tornar coadjuvantes os outros poderes. .......................... O Ministério Público Federal quer saber o que o governo Bolsonaro fez (se é que fez) em relação a abusos sexuais de crianças descritos pela ex-ministra Damares Alves. .......................... Leonardo Sakamoto conta como a Havan, do empresário bolsonarista Luciano Hang, ajudou (ilegalmente) a eleger para o Senado o "filho 06" de Bolsonaro, Jorge Seif. .......................... A pergunta que não quer calar: por que os militares não falam nada sobre a fiscalização paralela da votação do primeiro turno? Até o TCU se incomodou com o silêncio.
****************** O BRASIL NA LONA Chegou a 30% em setembro a proporção de consumidores com dívidas atrasadas no país - o número mais alto desde 2010. E 79,3% das famílias brasileiras estão endividadas.
****************** O BRASIL MAL NA FOTO Medidas adotadas por Bolsonaro fizeram o Brasil ser rebaixado no ranking de combate à corrupção elaborado pela Transparência Internacional com base em critérios recomendados pela OCDE.
****************** O BRASIL NAS COMPRAS Brasileiro descobre AliExpress, Shein e Shopee, mas lojas nacionais contra-atacam.
****************** NA NEWSLETTER UOL NAS ELEIÇÕES A edição desta semana destaca o papel do petismo e do bolsonarismo na eleição deste ano e a importância de posicionamento claro de Lula e de Bolsonaro em relação a pontos essenciais. Para receber o boletim toda segunda-feira, cadastre-se. ****************** NA NEWSLETTER DO JAMIL CHADE O Comitê do Prêmio Nobel é o destinatário da carta de sábado do jornalista. O pedido básico é o de descolonização na escolha dos ganhadores em Literatura. Toda semana Jamil escreve para uma personalidade. Para ler, em seu email, cadastre-se. ****************** PUBLICIDADE | | |