Topo

'Biscoito' x 'bolacha': Haddad cita termo em provocação ao carioca Tarcísio

Do UOL, em São Paulo

10/10/2022 22h44

Durante o primeiro debate do segundo turno entre candidatos ao governo de São Paulo, realizado pela TV Bandeirantes, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) citou a tradicional polêmica entre "biscoito" ou "bolacha". A citação foi uma provocação ao rival, o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que nasceu no Rio de Janeiro.

O fato de Tarcísio ser carioca é um dos pontos mais criticados da campanha do candidato do Republicanos, que é constantemente questionado sobre seus conhecimentos sobre o estado paulista. Entre as polêmicas nas redes sociais, o fato de Tarcísio ter esquecido o local onde vota foi um dos destaques.

Aliás, acabou o Farmácia Popular, o Minha Casa Minha Vida, a merenda escolar que está no seu plano de governo, você vai falar que vai melhorar a merenda escolar? Você está sabendo o que as crianças estão comendo na escola hoje é? É suco e bolacha, ou biscoito como vocês chamam lá no Rio de Janeiro, é outra coisa, mudou tudo, para pior!
Fernando Haddad a Tarcísio Gomes, em debate na Band

Tarcísio não caiu na provocação e mudou o assunto para falar de economia criativa e cultura.

A palavra biscoito vem do latim bis coctum (cozido duas vezes) e data do século 14. A palavra bolacha é derivada de bolo e nasceu no século 18. As divergências de como chamá-lo levanta paixões na internet e remete aos regionalismos do português brasileiro.

Cada estado costuma adotar a sua maneira —em São Paulo é bolacha; no Rio, biscoito—, mas alguns convivem com os dois termos.

Tarcísio Gomes de Freitas virou alvo de candidatos rivais, principalmente após cometer gafe ao não se recordar do bairro e do seu local de votação em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O ex-ministro nasceu no Rio e, até o início da corrida eleitoral, morava em Brasília. Para poder concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, transferiu seu título e declarou endereço em São José dos Campos, onde afirma ter familiares residindo há mais de 20 anos.

A mudança repentina foi questionada em inquérito do Ministério Público, mas o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) rejeitou por unanimidade a ação movida contra ele.

Disputa do segundo turno. Segundo pesquisa do Datafolha de 7 de outubro, Tarcísio lidera a eleição, com 50% das intenções de voto. Fernando Haddad (PT) tem 40%. Brancos e nulos somam 6% e 4% ainda não sabem em quem votar.

O segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.