Frente Parlamentar que defende o voto aberto na Câmara dos Deputados será lançada na terça
A Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto será lançada na próxima terça-feira (20), às 16h, no salão nobre da Câmara dos Deputados. A Frente já conta com a adesão de 191 deputados.
O objetivo é pressionar a Presidência da Câmara para que seja incluída na pauta de votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/01, que institui o voto aberto no Parlamento. A PEC está parada na Câmara desde setembro de 2006, quando foi aprovada em primeiro turno por unanimidade.
“A população tem o direito de saber como vota o seu parlamentar em relação a todas as matérias. Em nome do interesse público, da democracia, da transparência e do respeito à cidadania brasileira não dá mais para prorrogar essa votação”, afirma o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), organizador da Frente.
Para o lançamento, serão convidados o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), entre outras entidades e movimentos.
A pressão pelo voto aberto aumentou depois que a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) foi absolvida pelo plenário, por meio do voto secreto, após envolvimento no mensalão do DEM.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.