Topo

Marco Maia se despede hoje da presidência da Câmara e diz que próximo presidente deve buscar consenso

Da Agência Câmara, em Brasília

04/02/2013 09h55Atualizada em 04/02/2013 10h30

O presidente da Câmara, Marco Maia, disse que o desafio do próximo presidente da Casa será continuar “na construção do diálogo pelo consenso”, se referindo a propostas polêmicas que ainda não foram votadas por falta de acordo, como a reforma política, o fim do fator previdenciário e a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). “No meu mandato, conseguimos tirar muitos temas da gaveta dessa maneira”, afirmou Maia.

Mesa Diretora da Câmara

  • Arte/UOL

    Clique na imagem e veja as funções do presidente e demais integrantes da Mesa Diretora

Ele destacou ainda os principais temas que foram votados pela Câmara nos últimos anos. Entre eles estão o Código Florestal, a regulamentação da Emenda 29 e as PECs do Trabalho Escravo e das Empregadas Domésticas.

Júlio Delgado

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), candidato à Presidência da Câmara, disse há pouco que está otimista e confiante em chegar ao segundo turno. Segundo ele, esta eleição da Mesa Diretora terá influência nas eleições do país em 2014.

Delgado reafirmou que defende uma mudança de práticas na Câmara, para reaproximá-la da sociedade. Ele disse que é preciso retomar o equilíbrio de forças entre os Poderes e elevar a estatura do Legislativo.