Veja as funções dos deputados que fazem parte da Mesa Diretora da Câmara

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados tem a função de dirigir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Casa. É composto por sete membros entre os deputados eleitos, que permanecem no cargo por dois anos.

A CÂMARA DOS DEPUTADOS

Os deputados federais devem legislar sobre assuntos de interesse nacional e fiscalizar onde o dinheiro público é aplicado.

4 anos

R$ 26.723,13

é o valor do salário mensal de um deputado federal, sem os benefícios.
Equivale a 39,4 salários mínimos.

é o tempo do mandato
de um deputado federal.

513

É o número de deputados federais e eles representam, proporcionalmente, todos os Estados brasileiros.

Partidos com maior número de deputados

PT
88
PMDB
78
PSD
49
PSDB
48
PP
38

70

São Paulo lidera com
o maior número de
deputados.

Clique nas cadeiras para conhecer as funções de cada membro

3º secretário: Maurício Quintella Lessa (PR-AL)

Controla as requisições de passagens aéreas para deputados e funcionários a trabalho; examina os pedidos de licença e justificativa de faltas dos parlamentares e também acumula a função de corregedor-substituto.

1º secretário: Marcio Bittar (PSDB-AC)

Concentra os serviços administrativos da Câmara: recebe convites, petições e representações encaminhadas à Casa; repassa indicações e pedidos de informação a ministros de Estado ou qualquer titular de qualquer órgão subordinado à Presidência da República; dá posse ao diretor-geral e ao secretário-geral da Mesa Diretora; decide, em primeira instância, recursos contra atos do diretor-geral; e ratifica as despesas da Câmara.

1º vice-presidente: deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP)

Tem a função de substituir o presidente na sua ausência. Cabe a ele também elaborar pareceres sobre pedidos de informações e proposições que se destinam a regular matérias de competência exclusiva da Câmara.

Presidente: Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)

É o representante da Câmara dos Deputados quando ela se pronuncia coletivamente. Responsável por supervisionar e dar ordem aos trabalhos, ele preside as sessões em plenário e proclama os resultados das votações. Além disso, o presidente da Câmara organiza reuniões entre as lideranças partidárias para definir as prioridades nas votações, entre outras atividades.

2º vice-presidente: deputado Fábio Faria (PSD-RN)

Substitui o presidente na ausência dele e do 1º vice-presidente. Também acumula a função de corregedor e tem como tarefa promover a interação entre a Câmara dos Deputados, órgãos do Poder Legislativo dos Estados e Distrito Federal e dos municípios.

2º secretário: Simão Sessim (PP-RJ)

Providencia passaportes diplomáticos, a que todos os parlamentares têm direito, por Decreto, e pede nota de vistos ao Ministério das Relações Exteriores.

4º secretário: Antonio Carlos Biffi (PT-MS)

Supervisiona as habitações dos deputados; distribui os apartamentos funcionais; é quem propõe a compra, construção, locação e venda de imóveis e também repassa à Diretoria Geral a concessão de auxílio-moradia aos que não possuem imóveis funcionais.

Suplentes: Gonzaga Patriota (PSB-PE), Wolney Queiroz (PDT-PE), Vitor Penido (DEM-MG), Takayama (PSC-PR)

Os suplentes terão as designações de 1º a 4º secretários, de acordo com a ordem decrescente da votação obtida. Participam das reuniões da Mesa e substituem os secretários em suas ausências. Eles podem atuar como relatores substitutos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos