Topo

Ministros do STF evitam comentar acusação de Dirceu contra Fux

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

10/04/2013 11h43Atualizada em 10/04/2013 11h59

Os ministros do STF Cármen Lúcia e Dias Toffoli se recusaram a comentar nesta quarta-feira (10) a acusação feita por José Dirceu contra o ministro Luiz Fux de que ele teria prometido absolvê-lo no julgamento do mensalão. A afirmação foi feita em entrevista à "Folha" e ao UOL, publicada nesta quarta-feira.

“Eu ainda não li os jornais hoje”, respondeu Cármen Lúcia ao ser indagada após uma reunião no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o qual também preside. Questionado em seguida, Toffoli, que integra o TSE, deu a mesma resposta.

O ministro Marco Aurélio Mello disse que as afirmações de Dirceu desgastam a Corte, mas não têm a capacidade de prejudicar o julgamento.

Os ministros se encontraram com os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no TSE para tratar das eleições de 2014.

Na entrevista, Dirceu conta que "ele [Fux], de livre e espontânea vontade, se comprometeu com terceiros, por ter conhecimento do processo, por ter convicção".

O ex-ministro afirma ainda que Fux "já deveria ter se declarado impedido de participar desse julgamento [do mensalão]".