Topo

Dicionário Houaiss inclui verbetes "mensalão" e "mensaleiros"

Reprodução da página do Houaiss com o verbete "mensalão" - Reprodução/Houaiss
Reprodução da página do Houaiss com o verbete "mensalão" Imagem: Reprodução/Houaiss

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

26/11/2013 16h54Atualizada em 26/11/2013 18h07

O dicionário Houaiss, um das principais publicações do gênero no Brasil, incluiu os verbetes “mensalão” e “mensaleiro” em sua versão online, que estreou em 2009. Os dois termos foram acrescentados à edição em 4 de dezembro de 2012, quando o julgamento do mensalão estava no final da primeira fase.

Dicionário de termos jurídicos

Conheça os principais vocábulos usados no julgamento do mensalão

A publicação classifica o termo mensalão como substantivo masculino e apresenta duas descrições para a palavra. A primeira o descreve como “designação informal do procedimento ilícito de pagamentos feitos a congressistas para cooptação de votos de apoio em votações e que abrangeu outros crimes, segundo o Supremo Tribunal Federal.”

A segunda refere-se ao termo como “quantia paga a alguns congressistas com o fim de obter a sustentação política parlamentar”. Já o termo mensaleiro é qualificado como adjetivo e substantivo masculino pejorativo, que “diz-se de ou congressista considerado culpado pela justiça no julgamento do chamado mensalão.”

  • Reprodução/Houaiss

As duas expressões foram classificadas como pertencentes à “História da Política”. Segundo o filólogo e lexicógrafo Mauro de Salles Villar, coautor do dicionário e diretor do Instituto Antônio Houaiss, o termo apareceu pela primeira vez no jornal “Folha de S. Paulo” em 2005, ano em que o mensalão foi delatado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), um dos envolvidos no esquema, à jornalista Renata Lo Prete.

Villar, que criou o dicionário com o também lexicógrafo Antônio Houaiss, explica que o critério para a inclusão de verbetes é o número de referências online. “Com a internet, a contagem do número de referências que a palavra tem é o critério. Quando ela atinge um número fixo, a incluímos.” O lexicógrafo não quis revelar a quantidade mínima de ocorrências necessárias e disse que outros critérios também são avaliados.

Em pesquisa no Google, o termo mensalão tem aproximadamente 7,6 milhões de ocorrências. Já a expressão mensaleiros retorna 2,4 milhões de resultados quando feita a bysca.

Além do Houaiss, o dicionário Aulete também traz o verbete "mensalão". Para a obra de referência, há duas acepções para o termo: "aqantia supostamente paga mensalmente (ou com outra periodicidade, ou de uma só vez) a deputados para mudarem de partido ou para votarem a favor de projetos de interesse do poder executivo" ou "a prática ou o esquema de pagamento dessa quantia".

O dicionário Michaelis ainda não registra o termo.