Topo

Após denúncia, deputado petista André Vargas pede licença da Câmara

O então vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), fez discurso em que admitiu que cometeu um "equívoco" ao utilizar uma aeronave emprestada pelo doleiro Alberto Yousseff , na última quarta-feira (2) - Beto Barata/Folhapress
O então vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), fez discurso em que admitiu que cometeu um "equívoco" ao utilizar uma aeronave emprestada pelo doleiro Alberto Yousseff , na última quarta-feira (2) Imagem: Beto Barata/Folhapress

Bruna Borges e Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

07/04/2014 14h41Atualizada em 07/04/2014 22h23

O deputado André Vargas (PT-PR), vice-presidente da Câmara, pediu uma licença não-remunerada da Casa na tarde desta segunda-feira (7). O deputado é investigado por seu envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso desde 17 de março, durante a operação Lava-Jato da Polícia Federal, suspeito de participar de um esquema de lavagem de dinheiro, remessa ilegal de dólar e financiamento ao tráfico de drogas.

Segundo a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, a licença é de 60 dias por "interesse particular". Cada parlamentar tem direito a tirar 120 dias por ano deste tipo de licença, que é prevista na Constituição. A de Vargas termina em 5 de junho. De acordo com o regimento interno, só são convocados suplentes quando o deputado se licencia por mais de 120 dias. Por isso, nenhum parlamentar assume o mandato no lugar de Vargas. 

No ofício em que solicita a licença, Vargas se coloca "à disposição da Casa para quaisquer esclarecimentos". 

O salário do deputado é R$ 26,7 mil, valor que ele não receberá nesses dois meses. 

Durante a licença, assume suas funções nas reuniões da Mesa Diretora o 1º suplente, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE).  No entanto, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) pode passar parte das atribuições da 1ª vice-presidência, ocupada por Vargas, também para o 2º vice-presidente, deputado Fabio Faria (PSD-RN). As principais atribuições da 1ª vice-presidência da Câmara são substituir o presidente em suas ausências ou impedimentos e elaborar pareceres sobre os requerimentos de informações e os projetos de resolução da Casa.

Como vice-presidente da Câmara, Vargas também é vice-presidente do Congresso Nacional. Com o seu afastamento, assume o 2º vice-presidente, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

No último sábado (5), a revista "Veja" publicou reportagem que apresenta conversas comprometedoras sobre contratos suspeitos. De acordo com a revista, Vargas disse ao doleiro, em mensagens de celular interceptadas pela Polícia Federal, que estes negócios suspeitos iriam garantir a "independência financeira" dos dois. Durante a conversa, o doleiro afirmou que precisa de auxílio para resolver problemas financeiros, e o deputado afirma: "Vou atuar".

Para oposição, licença da Vargas reforça necessidade de CPI da Petrobras

As atenções se voltaram para Vargas na semana passada quando foi divulgado pelo jornal "Folha de S.Paulo" que o deputado usou o jatinho de Youssef para viajar de férias com a família para João Pessoa. Ao jornal Vargas afirmou que tinha feito o pagamento do combustível da viagem. Depois, o deputado mudou a versão no plenário da Câmara.

Insatisfeita com as explicações do petista, a oposição ameaçou na semana passada entrar com uma representação no Conselho de Ética da Câmara contra Vargas por quebra de decoro parlamentar por relações com o doleiro. O pedido foi protocolado na tarde desta segunda-feira (7).

Os líderes dos partidos da oposição também defendem o afastamento imediato de Vargas da vice-presidência da Câmara até que a Casa conclua as investigações sobre o caso. Entre as diversas penalidades previstas pelo colegiado, o parlamentar pode ter seu mandado suspenso por algum prazo determinado e até sofrer um processo de cassação.

O Conselho de Ética da Câmara é um órgão que investiga denúncias envolvendo parlamentares e aplica penalidades em casos de descumprimento das normas relativas ao decoro parlamentar.

Humor: Escuta Essa! O jatinho do doleiro treme mas não cai