Topo

Ibope: Jereissati lidera corrida ao Senado no Ceará

Do UOL, em Maceió

06/05/2014 12h06

Depois de anunciar aposentadoria da vida pública em 2010 e mudar de ideia neste ano, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) lidera a corrida ao Senado no Estado do Ceará, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (6) pelo jornal “Diário do Nordeste”.

Segundo o levantamento, Jereissatti aparece na primeira posição, na pesquisa estimulada, com 49% das intenções de voto no cenário mais provável, onde disputará vaga com o atual senador Inácio arruda (PCdoB), que aparece com 22% das intenções.

O cenário também incluiu o nome do deputado federal José Guimarães (PT), que ficou com 8% das intenções. Já Geovana Cartaxo (PSB) aparece com apenas 1% das intenções.

No cenário onde é colocado o nome da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins no lugar de Guimarães, Jereissati aparece com 48% das intenções de voto, contra 24% de Inácio Arruda e 6% de Lins. Geovana Cartaxo (PSB) também aparece com apenas 1% das intenções.

Em abril, pesquisa apontou Jeiressati com 47% das intenções de voto, contra 22% de Arruda, 5% de José Guimarães e 3% de Geovana Cartaxo. Nesse levantamento, o cenário com a ex-prefeita Luizianne Lins não foi pesquisado.

Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados nomes dos candidatos), divulgada nesta terça-feira, apenas 13% dos eleitores afirmaram ter definido o voto ao Senado. Nesse caso, Jereissati lidera com 6%, seguido por Inácio Arruda (2%) e José Guimarães (1%). Outros nomes foram citados por 4%, 17% disseram votar branco ou nulo e 71% afirmaram que não escolheram ainda o nome.

Presidência

A pesquisa também levantou a intenção de votos à presidência no Estado. No cenário mais provável, Dilma Rousseff (PT) teria 58% das intenções de voto no Ceará, contra 7% de Eduardo Campos (PSB) e de Aécio Neves (PSDB).

O levantamento ouviu 1.008 pessoas entre os dias 27 e 30 de abril e foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo Nº CE-00005/2014 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-00100/2014. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.