'Vocês terão de colocar a mão no bolso', diz Lula no Rio de Janeiro
Com o fim do financiamento empresarial, os militantes terão de colocar a mão no bolso e ajudar os seus candidatos. Esse foi o principal argumento do ex-presidente Lula em seu discurso feito na noite desta segunda-feira (20) em evento de lançamento do da pré-candidatura da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) à Prefeitura do Rio de Janeiro. O ex-presidente disse que quer um grande engajamento nas campanhas de candidatos chamados "progressistas" a partir de agora.
Durante o ato, realizado na Fundição Progresso, no centro da capital fluminense, Lula disse que as eleições municipais de 2016 serão "históricas" por serem as primeiras desde o veto ao financiamento empresarial de campanha. “Este é um momento importante, porque é a primeira eleição sem financiamento empresarial. Isso significa que depois de bater palma vocês vão ter que tirar a mão do bolso e contribuir para a campanha. Vamos começar uma nova experiência política nesse país, sem financiamento.
Lula disse ainda se orgulhar de ter participado dos esforços para tornar o Rio a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. "Espero que os atletas possam ganhar a quantidade de medalha que possam conseguir. Mas se não ganhar nenhuma medalha, não tem problema. A medalha mais importante é mostrar que temos direitos e somos cidadãos de primeira classe e que não devemos nada a nenhum país", afirmou.
Está é a segunda visita de Lula ao Rio em menos de um mês. No dia 7 o ex-presidente participou de um ato organizado pelas centrais sindicais.
Já Jandira elogiu a presença do ex-presidente e disse que pretende defender o seu legado e o da presidente afastada, Dilma Rousseff. "Quem tem Lula numa campanha ganha a eleição no Rio de Janeiro. Não tenho dúvidas."
Ela também criticou o que classificou como "fascismo" a onda de denúncias contra políticos. "Nesta luta há características do fascismo. Intolerância contra os que pensam diferente. A propaganda que tenta transformar mentiras em verdade. A violência contra as minorias."
RECEBA NOTÍCIAS DE POLÍTICA PELO WHATSAPP
O UOL agora manda notícias de política diretamente para o seu WhatsApp.
Para se cadastrar, basta adicionar nosso contato à agenda do seu celular e enviar para ele o código da editoria:
1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 97532-1358 (não esqueça do "+55")
2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: brasil3000
Em alguns dias você vai passar a receber as informações. E o melhor: totalmente grátis. O sistema é automático e enviará somente notícias das editorias em que você se cadastrar -- neste caso, de política.
Atenção: o cadastro só funciona se você digitar corretamente o código, sem espaços.
IMPORTANTE: Não envie SMS ou faça ligações para o números acima. O nosso sistema aceita apenas mensagens de WhatsApp.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.