Topo

Aliada e ré em 1º processo de Cunha na Lava Jato vira secretária de Pezão no RJ

Solange Almeida (esq.) ao lado do governador Pezão quando era prefeita - Divulgação
Solange Almeida (esq.) ao lado do governador Pezão quando era prefeita Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio

13/03/2017 13h29

Uma ré em processo da operação Lava Jato e aliada de Eduardo Cunha (PMDB) é a mais nova secretária do governo do Rio de Janeiro. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) nomeou na sexta-feira (10) Solange Almeida (PMDB) para chefiar a recém-criada Secretaria de Apoio à Mulher e ao Idoso.

Solange é ex-deputada federal e ex-prefeita de Rio Bonito (RJ). Em agosto de 2015, ela foi denunciada pela PGR (Procuradoria Geral da República) pois teria integrado um esquema para recebimento de propinas relacionadas a negócios da Petrobras montado por Cunha. A denúncia foi aceita pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em março do ano passado.

Segundo o MPF, Solange, quando ainda era deputada, teria protocolado requerimentos de informações no TCU (Tribunal de Contas da União) e no Ministério de Minas e Energia para pressionar empresas e executivos a pagarem propina a Cunha.

Cunha é acusado de pedir uma espécie de comissão de US$ 5 milhões (cerca de R$ 15 milhões) para intermediar a compra de navios-sonda da Samsung pela Petrobras. De acordo com as investigações, a Samsung pagaria essa comissão a Júlio Camargo, operador do esquema e delator da Lava Jato.

Os pagamentos passaram a não ser feitos como o combinado. Cunha, então, teria acordado com Solange uma forma de pressionar a Samsung. Para o MPF, Cunha preparou requerimentos com pedidos de informação sobre Julio Camargo e a Samsung. Solange só os protocolou. Ela e Cunha negam.