Partido de Bolsonaro quer discutir prisão em 2ª instância no STF
O PSL (Partido Social Liberal) pediu para ingressar nas ações que discutem no STF (Supremo Tribunal Federal) a prisão de investigados após condenação em segunda instância.
- 49648
- http://noticias.uol.com.br/enquetes/2016/09/01/voce-e-a-favor-de-que-condenados-em-2-instancia-possam-ser-presos.js
O partido pretende ser admitido no processo como "amicus curiae", expressão em latim que significa amigo da corte. Nessa situação, o PSL poderia, por exemplo, ter direito a palavra quando do julgamento das ações, antes do voto dos ministros na sessão do STF.
O PSL é o partido do pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro. Bolsonaro se filiou ao partido no mês passado.
No pedido ao STF, o partido não explicita sua posição sobre a prisão em segunda instância. Bolsonaro defendeu a prisão de condenados nessa fase do processo em entrevistas à imprensa. "A prisão tem que ocorrer em segunda instância", disse em entrevista à rádio Jovem Pan.
Eventual decisão do STF pode impactar Lula
Após uma sessão de cerca de dez horas, o STF (Supremo Tribunal Federal) negou na última quinta (5) um habeas corpus pedido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para evitar sua prisão.
Lula é pré-candidato à Presidência pelo PT e lidera as pesquisas de intenções de voto em todos os cenários, segundo dados do Datafolha. O ex-presidente foi preso no sábado (7) e tem esperanças de que o Supremo paute o tema da prisão após condenação em segunda instância.
Duas ADCs (Ações Declaratórias de Constitucionalidade) tentam reverter o atual entendimento do STF de que é possível cumprir pena após condenação em segunda instância e já foram liberadas para julgamento no plenário, mas ainda não foram colocadas em pauta pela presidente do Supremo, Cármen Lúcia.
No julgamento desta quarta, os ministros pressionaram a presidente a colocar as ADCs em pauta –um eventual julgamento das ações estabeleceria efeito vinculante, ou seja, seu resultado valeria para todos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.