Topo

Preso há 4 meses, Azeredo deixa prisão para cirurgia em hospital

O ex-governador Eduardo Azeredo se entrega à Polícia Civil em Belo Horizonte - Cristiane Mattos/O Tempo
O ex-governador Eduardo Azeredo se entrega à Polícia Civil em Belo Horizonte Imagem: Cristiane Mattos/O Tempo

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

12/09/2018 11h20

Preso há quase quatro meses numa cela de 27 metros quadrados num quartel do Corpo de Bombeiros em Belo Horizonte, o ex-governador de Minas Gerais e ex-presidente do PSDB Eduardo Azeredo foi internado nesta terça-feira (11) no Hospital Mader Dei para realização de uma cirurgia na próstata. De acordo com nota divulgada nesta quarta-feira (12) pela Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais, “por se tratar de informações pessoais de saúde”, não seriam fornecidos maiores detalhes sobre a hospitalização do tucano.

Após ser condenado a 20 anos de prisão por sua participação no mensalão tucano, em segunda instância, Azeredo entregou-se às autoridades em 23 de maio deste ano, um dia após a decretação de sua prisão. Desde então, cumpre sua pena no quartel dos Bombeiros, na zona sul da capital mineira.

O tucano foi condenado pelo desvio de R$ 3,5 milhões em recursos de três estatais mineiras para sua campanha à reeleição em 1998. De acordo com denúncia do MP (Ministério Público) à Justiça teriam sido desviados recursos das estatais Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Comig (Companhia Mineradora de Minas Gerais) e do extinto Bemge (Banco do Estado de Minas Gerais), para a campanha de Azeredo pela reeleição em 1998, quando foi derrotado pelo ex-presidente da República, Itamar Franco (1930-2011), à época filiado ao então PMDB.

O UOL não localizou a defesa do ex-governador para comentar a internação. O Hospital Mater Dei disse que não comentaria a cirurgia.