Topo

Bolsonaro rebate Lula e diz que não deve satisfação a ele sobre facada

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

14/06/2019 12h22Atualizada em 14/06/2019 16h41

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) rebateu hoje críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse não dever satisfação a ele sobre a facada sofrida na campanha eleitoral em setembro do ano passado. Em entrevista ontem, Lula questionou a veracidade do ataque por não ter visto sangue.

Diante da declaração de Lula, Bolsonaro então voltou a falar do caso do assassinato do prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel, do PT, em 2002.

"Presidiário presta depoimento, não dá entrevista. [...] Devolvo a pergunta: Celso Daniel, Lula, quem matou? Antes de matar, quem torturou? [...] Não vou atrás desse debate [da facada] com o Lula. Alguém acha que eu teria grana e influência para armar isso? [...] Se a facada fosse na barriga do Lula, sairia muita cachaça, com certeza", afirmou Bolsonaro.

O presidente disse ter sofrido no hospital, vivido tempos muitos difíceis enquanto internado em Juiz de Fora e em São Paulo após o atentado. Também relatou que os médicos lhe disseram que a chance de alguém sobreviver a uma facada semelhante é de uma entre 100. "Foi um milagre", comentou.

Ele ainda argumentou que só voltará a discutir com Lula se este "assumir tudo o que ele fez", e citou casos de corrupção pelos quais o ex-presidente foi condenado ou é suspeito de ter conhecimento, como na Petrobras e no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

General Heleno responde a Lula: "Tinha que tomar prisão perpétua"

UOL Notícias

Heleno critica Lula: "canalhice"

Em seguida, o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, pediu a palavra ao microfone e, com a voz exaltada e batendo o punho na mesa, saiu em defesa de Bolsonaro e fez duras críticas a Lula. Para o ministro, Lula "não mereceu, jamais" ser presidente da República e mandatários que se envolvem em corrupção deveriam receber a condenação de prisão perpétua.

Bolsonaro e Heleno participaram hoje de um café da manhã com jornalistas.

"Na minha opinião --e eu sempre tive essa opinião, é minha, hein?, não é do presidente, é minha--, um presidente da República desonesto tinha que tomar uma prisão perpétua. Isso é um deboche com a sociedade. Um presidente da República desonesto destrói o conceito do país. Isto é o cúmulo, ele ainda aventar a hipótese de a facada ser mentira. E será que o câncer dele foi mentira? E o câncer da dona Dilma foi mentira?", falou.

"Isso é uma canalhice típica desse sujeito. Típica desse sujeito. Não mereceu jamais ser presidente da República. O presidente da República é uma instituição quase sagrada. Eu tenho vergonha de um sujeito desse ter sido presidente da República", completou.

Em entrevista, Lula chama facada em Bolsonaro de "estranha" e "suspeita"

UOL Notícias