Topo

Bolsonaro diz que ministro da AGU é "terrivelmente evangélico"

27.fev.2019 - O advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça - Isac Nóbrega/PR
27.fev.2019 - O advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça Imagem: Isac Nóbrega/PR

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

15/07/2019 12h22Atualizada em 15/07/2019 14h51

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) chamou hoje o advogado geral da União, André Luiz Mendonça, de "ministro terrivelmente evangélico". A exaltação ao ministro foi feita durante sessão solene na Câmara e acontece uma semana depois de o presidente reafirmar que indicará um ministro "terrivelmente evangélico" ao STF (Supremo Tribunal Federal).

"Prezado André Mendonça, um ministro terrivelmente evangélico, assim como nós somos terrivelmente patriotas", disse Bolsonaro.

A fala de Bolsonaro foi aplaudida no plenário da Câmara. Ele participou de uma sessão solene com militares e deputados aliados em homenagem ao batalhão de operações especiais do Exército.

Na semana passada, o presidente afirmou que Mendonça seria um bom nome para assumir uma vaga no STF. Além do AGU, Bolsonaro já sinalizou que indicaria o ministro Sergio Moro (Justiça) para uma cadeira na corte.

Bolsonaro diz que indicará ministro "terrivelmente evangélico"

UOL Notícias

Bolsonaro terá o poder de indicar dois nomes ao Supremo. Um no final do ano que vem, quando o decano da corte, Celso de Mello, se aposentará. Outro, em 2021, quando sairá Marco Aurélio Mello. A principal corte do país tem 11 ministros.

Antes de assumir, qualquer candidato ao STF indicado pelo presidente precisa ser sabatinado e aprovado pelo Senado.

Ministro defende nome de AGU para o STF

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, também defendeu o nome de André Mendonça para o STF.

"Interpreto a fala do presidente de uma maneira muito positiva. Na verdade, o que ele está buscando são valores. Então, os evangélicos, em geral, têm perfil conservador, perfil de valorizar a família, sobretudo. E a religião traz esse mote de observância dos princípios, que a sociedade vem perdendo ao longo dos anos", declarou em entrevista à imprensa.

Oliveira destacou que André seria um bom quadro para o "Estado brasileiro", seja no STF, seja no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

"Eu não sou evangélico, sou católico, cristão. Sei que a pauta não é pelo fato de ele ser evangélico, mas pelos valores que ele tem, pela postura dele sobretudo pelo conhecimento", afirmou.

A fala foi aplaudida por militares e deputados aliados que acompanhavam Bolsonaro em sessão solene na Câmara.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.