Topo

Mendonça, o "terrivelmente evangélico" que disputa indicação ao STF

O advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça - Isac Nóbrega - 27.fev.2019/PR
O advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça
Imagem: Isac Nóbrega - 27.fev.2019/PR

Constança Rezende

Colaboração para o UOL, em Brasília

19/07/2019 04h00

Apontado como "terrivelmente evangélico", o advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, não rejeita o título que, aos olhos de Jair Bolsonaro (PSL), o credencia para a próxima vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). Para o advogado, o rótulo foi atribuído pelo presidente da República para afirmar que ele é "verdadeiramente e genuinamente evangélico".

Mendonça ganhou destaque no noticiário depois que o próprio Bolsonaro cogitou a indicação de seu nome ao Supremo e disse que ele se encaixava na definição "terrivelmente evangélico". Com 46 anos e 19 deles como advogado da União, o preferido do presidente é também pastor da Igreja Presbiteriana Esperança e diz ser formado em teologia, apesar de não ter diploma válido pelo MEC e ocultar essa graduação de seu currículo.

Um ponto em especial na trajetória de Mendonça é divergente em relação aos critérios que Bolsonaro costuma adotar para definir seus homens de confiança: o advogado já exaltou publicamente a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em artigo publicado no jornal "Folha de Londrina", em 30 de outubro de 2002, Mendonça não cita o nome de Lula, mas diz que, três dias após a vitória do petista, que o triunfo "enchia os corações do povo de esperanças". Além disso, escreveu à época que as urnas haviam revelado "o primeiro presidente eleito do povo e pelo povo".

"O fato é notório e não admite discussões e assim o coração do povo se enche de esperança, o mundo nos assiste com um misto de surpresa e admiração, embora alguns confiem desconfiando, mas certamente convictos que o Brasil cresceu e seu povo amadureceu, restando consolidada a democracia não só porque o novo presidente foi eleito pelo povo, mas porque saiu do próprio povo", diz trecho do artigo, escrito quando Mendonça exercia a função de advogado da União em Londrina (PR) e cursava o bacharelado em teologia.

A próxima cadeira no STF ficará vaga em novembro do ano que vem, quando o decano Celso de Mello se aposentará após completar 75 anos.

Mendonça também conta com o apoio do atual presidente do tribunal, Dias Toffoli, que o indicou, ainda na AGU, para comandar o Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa do órgão. Segundo fontes ouvidas pelo UOL, Toffoli deve trabalhar para que Mendonça seja aprovado pelo Senado, caso a indicação venha a se confirmar.

Aos domingos, ele frequenta a Igreja Presbiteriana Esperança, na Asa Norte. Eventualmente, celebra cultos no local. No convite de Natal do ano passado, por exemplo, foi anunciado no grupo da igreja que o "reverendo" André Mendonça pregaria uma mensagem de "reflexão e encorajamento" na cerimônia.

Bolsonaro diz que indicará ministro "terrivelmente evangélico" ao STF UOL Notícias

UOL Notícias

Em junho desse ano, o advogado foi protagonista do "encontro da confraria de homens, Amigos da Esperança", onde o integrante mais ilustre da igreja abordaria o tema da "integridade".

Em maio, ele participou do 6º Congresso Internacional sobre Liberdades Civis Fundamentais, organizado pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos. Na ocasião, ele defendeu a liberdade religiosa e o direito ao respeito a pessoas que acreditam na tese do criacionismo no surgimento da sociedade, além da teoria da evolução.

"Se, por exemplo, eu sou criacionista, não posso negar o direito de o outro ser evolucionista. Essa compreensão dentro da liberdade religiosa é importante. O que não significa que eu não posso defender a minha tese criacionista, respeitando o direito do outro defender a sua outra tese", disse.

Ele também citou o julgamento do STF sobre a legislação que permite o sacrifício de animais em rituais religiosos e ressaltou o voto dos ministros segundo os quais o direito à liberdade religiosa é garantido nessa situação.

Apesar de citar a graduação em teologia na Faculdade Teológica Sul Americana, em Londrina, Mendonça não apresentou o trabalho final de curso e não tem diploma validado junto ao Ministério da Educação. Segundo a assessoria do ministro, o objetivo era se credenciar como pastor da Igreja Presbiteriana, sem fins acadêmicos. "Mendonça] Nunca quis misturar as coisas - vida acadêmica/religiosa. Seu trabalho na igreja sempre foi voluntário e sem remuneração", afirma a assessoria em nota.

Se Bolsonaro optar por Mendonça, ele seguirá o mesmo caminho dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, que também escolheram os seus advogados-gerais da União para a vaga. FHC indicou Gilmar Mendes e, Lula, o atual presidente Corte, Dias Toffoli.

Bolsonaro ainda poderá indicar outro nome para o STF, em julho de 2021, quando o ministro Marco Aurélio Mello completa 75 anos e deixará a Corte. De acordo com a Constituição Federal, o nome para o STF é de escolha livre do presidente. Porém, deve seguir alguns critérios, como ser maior de 35 anos, ter conhecimento jurídico reconhecido e reputação ilibada.

Ele ainda precisa ser sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal e ser aprovado por maioria absoluta da Casa, pelo menos 41 dos 81 senadores.

Negociação de acordos de leniência

Apesar de "terrivelmente evangélico", Mendonça não costuma misturar religião e trabalho.

Na vida profissional, seu trabalho mais reconhecido, antes de alcançar o posto máximo na AGU, foi no combate à corrupção. Mendonça atuou na negociação de acordos entre União e empreiteiras e outras empresas envolvidas em escândalos com o objetivo de firmar acordos de leniência.

Os resultados foram positivos, mas a trajetória do advogado-geral no órgão também passou por desgastes internos. Na cerimônia de posse, a antecessora Grace Mendonça não quis fazer a transmissão de cargo para ele. De acordo com fontes do órgão, a saia justa aconteceu porque eles teriam brigado na época em que Mendonça era corregedor da instituição."

25.abr.2019 - Presidente Jair Bolsonaro assina parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) ao lado de André Luiz de Almeida Mendonça, advogado-geral da União - Reprodução/ 25.abr.2019 - Reprodução/ 25.abr.2019
Bolsonaro assina parecer da AGU ao lado de André de Almeida Mendonça, advogado-geral da União
Imagem: Reprodução/ 25.abr.2019

Em seus pareceres, o ministro não cita a Bíblia, como costuma fazer o juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal, famoso por julgar os processos da Lava Jato do Rio, e também cogitado para o cargo. No julgamento no STF que tratou da criminalização da homofobia, Mendonça defendeu que o Judiciário não tem poderes legais para legislar sobre a questão, apenas o Congresso. O presidente Jair Bolsonaro elogiou a conduta, em duas mensagens publicadas no Twitter.

Em junho, Mendonça, por meio da AGU, também enviou duas manifestações ao STF defendendo a constitucionalidade do decreto presidencial que flexibilizava o porte e a posse de armas. Ele disse que era uma demanda da sociedade compatível com a legítima defesa como forma de proteção da propriedade, da vida e para a segurança do indivíduo.

Em maio, em documento apresentado ao STF, Mendonça também defendeu a possibilidade de juízes autorizarem a entrada da polícia em universidades para coibir propaganda eleitoral irregular. Ele ainda deve se posicionar em outras pautas polêmicas no Supremo, como a descriminalização do porte de maconha e a retirada de demarcações indígenas da Funai.

STF já teve ministro "terrivelmente" católico

O STF já teve em sua composição um integrante "terrivelmente" católico. O ministro Carlos Alberto Menezes Direito, indicado por Lula, era membro da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro. A entidade é contra o aborto, sem exceções, e defende a aplicação dos princípios cristãos nas atividades judiciárias.

Em uma de suas decisões mais polêmicas, Menezes Direito pediu vista no processo que envolvia a pesquisa com células-tronco embrionárias, questão delicada para a Igreja Católica. No retorno da matéria ao Plenário, ele incluiu em seu voto condicionantes para permitir as pesquisas, mas foi vencido em parte.

Bolsonaro escolhe André Mendonça para comandar AGU

Band Terra Viva