Juiz dá 5 dias para Bolsonaro explicar indicação do filho a embaixada
O juiz substituto da 1ª Vara Federal, André Jackson de Holanda Maurício Júnior, determinou prazo de cinco dias para que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se explique por ter indicado o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), 35, para ser embaixador do país em Washington (EUA).
O parlamentar ainda precisa ser sabatinado e aprovado pelo Senado.
Na decisão, publicada na última segunda-feira (29), Maurício Júnior também pede explicações ao próprio Eduardo e fixa o mesmo prazo para resposta. O ato do magistrado se dá em decorrência de uma ação popular movida pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA), que reclama de um suposto crime de nepotismo por parte de Bolsonaro.
"A presente ação tem por escopo a proteção ao patrimônio público, à moralidade administrativa, e contra o abuso do poder. (...) O ato que está na iminência de ser praticado trata-se, em verdade, na tentativa de promover pessoalmente seu descendente [filho], Eduardo Bolsonaro, a fim de que lhe sejam auferidos todos os benefícios do cargo, em nítido caráter de violação aos princípios da impessoalidade e moralidade administrativa, evidenciando o caráter despótico da iminência do ato", diz o autor da ação.
O petista se baseia em declarações do presidente e de seu filho para, segundo ele, apontar a falta de qualificação de Eduardo para o cargo de embaixador. "Como pode ser adequado ou até legal a nomeação de seu descente, sendo que este aduz ser adequado para o cargo por ter realizado intercâmbio e fritado hambúrgueres?"
O presidente declarou hoje que vai formalizar a indicação do filho assim que o Senado retornar do recesso parlamentar, ou seja, na semana que vem --os trabalhos serão retomados em 6 de agosto.
Na terça-feira (30), Eduardo foi elogiado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que disse estar "muito feliz" com a indicação. "Eu acho o filho dele excelente. Ele é um jovem brilhante, maravilhoso. Estou muito feliz com a indicação, acho que é uma ótima indicação."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.