Topo

Em vídeo, Bolsonaro diz que falta crescer cabeça para virar cabra da peste

5.ago.2019 - Jair Bolsonaro participa de inauguração de usina em Sobradinho (BA) - Alan Santos/Presidência da República
5.ago.2019 - Jair Bolsonaro participa de inauguração de usina em Sobradinho (BA) Imagem: Alan Santos/Presidência da República

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

06/08/2019 17h45

Um novo vídeo publicado na rede social do deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) mostra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) novamente tratando de forma pejorativa os nordestinos.

Na segunda vez em que estaria na Bahia, foi questionado pelo deputado se já estava "virando um cabra da peste". Ele respondeu: "Só tá faltando crescer um pouquinho a cabeça", diz, em seguida dando uma grande risada e lembrando o sogro dele é de Crateús.

O vídeo foi gravado durante a inauguração da Usina Solar Flutuante, em Sobradinho, no sertão da Bahia, ontem. Foi a segunda visita de Bolsonaro ao estado em menos de 15 dias --antes tinha inaugurado o aeroporto de Vitória da Conquista.

Nas imagens, Bolsonaro tratou a visita como uma " grande satisfação" para inaugurar "essa plataforma que vai renovar energia solar do lago". "O país só vai crescer se tiver energia, esse pioneirismo mostra para o mundo que estamos no caminho certo", diz.

Bolsonaro ainda usa o vídeo para "mandar um abraço a todos os parlamentares" pelo apoio dado ao seu governo, "não só no tocante à nova Previdência, mas porque começaremos em breve a reforma tributária, e o Brasil vai chegar no lugar que merece. E o Nordeste? E o Nordeste é nosso", finaliza o presidente.

Na postagem, seguidores elogiaram e criticaram a fala do presidente. "Além de inaugurar algo que não fez, ainda insiste em ofender os nordestinos", reclamou um deles. "Eu admiro o senhor, presidente; sou nordestina e não vejo em suas declarações nada que me diminua", contradiz outra seguidora.

Na segunda visita, o presidente voltou a trocar farpas com o governador Rui Costa (PT), ao negar que é preconceituoso com nordestinos. "Tenho preconceito é com governador ladrão", disse. Costa não compareceu a nenhum dos dois eventos do governo federal.

Reportagem do Estadão revelou, na sexta-feira, que apenas 2% dos empréstimos feitos pela Caixa estavam sendo destinados a estados e prefeituras do Nordeste. Bolsonaro contestou o dado dizendo que as prefeituras da região "são as mais inadimplentes do país".

Polêmicas com nordestinos

Essa não é primeira polêmica que o presidente se envolve ao tratar nordestinos de forma pejorativa. No dia 19 de julho, aparentemente sem saber que estava sendo gravado, ele falou ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), que "dentre os governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara".

Dias após, Bolsonaro negou que tenha falado de forma pejorativa sobre os nordestinos e disse que se referiu, na verdade, ao governador da Paraíba, João Azevedo (PSB).

No dia 22, em transmissão ao vivo em seu Facebook, Bolsonaro voltou a tratar nordestinos de forma pejorativa. Ele perguntou ao ministro da Infraestrutura, Tarcisio Freitas, se "tem algum parente 'pau de arara'?". Ao ministro responder que sim, ele emendou: "Com esta cabeça aí, tu não nega, não", disse, soltando uma gargalhada.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.