Topo

Jean Wyllys critica ministros e chama Marcos Pontes de "atração de circo"

O ex-deputado federal Jean Wyllys no "Conversa Com Bial" - Foto: Reprodução/TV Globo
O ex-deputado federal Jean Wyllys no "Conversa Com Bial" Imagem: Foto: Reprodução/TV Globo

Do UOL

15/08/2019 11h00

O ex-deputado federal Jean Wyllys publicou um vídeo no Twitter na manhã de hoje (15) criticando uma série de ministros do governo Jair Bolsonaro, entre eles o de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, dizendo que ele "mais parece uma atração de circo em seu traje de astronauta".

Na fala, que dura pouco mais de um minuto, Wyllys critica outros ministros, como o de Educação, Abrahan Weintraub, e a de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

"O governo Bolsonaro é um governo de anti-intelectuais não só porque abriga um ministro que acredita que a terra é plana, teoria medieval que foi contestada na própria idade média pelos grandes navegadores, um ministro que por ignorância nega a eficácia do método Paulo Freire de educação para adultos, um ministro que mais parece uma atração de circo em seu traje de astronauta e uma ministra que atribui a violência sexual contra crianças à falta de calcinhas", disse.

O ex-parlamentar eleito pelo PSOL-RJ criticou ainda os cortes que o governo Bolsonaro tem feito na educação pública, especialmente no ensino superior, se referindo ao presidente como "inimigo da ciência, da verdade e dos fatos".

Jean Wyllys foi eleito deputado federal em 2018 mas decidiu não assumir o cargo em janeiro. Ele deixou o Brasil depois de reportar uma série de ameaças. Quem assumiu seu gabinete foi o carioca David Miranda, que era seu suplente.