Topo

Ministro da Educação veste camisa da Portuguesa após polêmica

Weintraub veste camisa da Portuguesa após satirizar torcedores do clube; Lusa emitiu nota oficial - Reprodução/Twitter
Weintraub veste camisa da Portuguesa após satirizar torcedores do clube; Lusa emitiu nota oficial Imagem: Reprodução/Twitter

do UOL, em São Paulo

15/08/2019 08h28Atualizada em 16/08/2019 15h51

Depois de causar uma polêmica nas redes sociais envolvendo a Portuguesa - e ser rebatido pelo clube -, o ministro da Educação, Abraham Weintraub tentou "fazer as pazes" com os simpatizantes da equipe no final da noite de hoje.

No Twitter, Weintraub fez três publicações no Twitter: primeiro, pediu paz aos torcedores da Portuguesa e aos membros da Leões da Fabulosa, torcida organizada do time.

Na publicação inicial, o ministro publicou foto de uma camisa antiga do clube.

Minutos depois, Weintraub posou com a camisa da foto anterior e ironizou o fato de ela ser vermelha - em alusão ao PT. "Quem diria... Eu usando uma camiseta vermelha".

Após críticas e elogios dos seguidores, que repercutiram rapidamente a imagem, Weintraub decidiu não parar e mais uma vez publicou na rede social - desta vez, mostrando o número da camisa.

Em selfie, o ministro mostrou parte do espelho com o número 7 estampado no uniforme do clube de São Paulo. "Não é 13", disse ele, em mais uma referência ao PT.

Polêmica envolvendo torcida

Na terça-feira (13), o ministro foi duramente criticado após postar, também no Twitter, uma foto de parte de um protesto na avenida Paulista, em São Paulo. Na legenda, ele disse: "Após 46 anos a Portuguesa Futebol Clube finalmente volta a ser Campeã Paulista. A Leões da Fabulosa levou todos os torcedores do time do Canindé para comemorar na Av. Paulista (foto). A frota de combis congestionou a Al. Santos. O fornecimento de pães está suspenso até amanhã."

A repercussão dos internautas não foi boa: até a Portuguesa se revoltou e rebateu o tuíte.

Clube cita desrespeito

Ontem, a Lusa - que completou 99 anos de existência nesta data - emitiu até uma nota oficial em seu site disparando contra a atitude de Weintraub.

Leia abaixo o comunicado:

Com muita indignação esta Associação Portuguesa de Desportos que sempre respeitou o Poder Público, e que desde sua origem contribui para o crescimento do desporto no país, recebeu a notícia de um post no Twitter pela conta pertencente ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, que buscando menosprezar uma manifestação popular, comparou-a a uma manifestação de torcedores desta Associação.

Primeiramente Sr. Ministro, devemos alertá-lo que nossa educação não é uma primazia, a despeito de sua própria declaração, que como ministro da Educação, conseguiu em breves linhas desrespeitar a democracia, crenças, ideologias, laços culturais.

Não respeitou uma entidade quase centenária, que ao longo de sua história foi celeiro de diversos craques nacional e internacional.

Para se "defender" de uma manifestação democrática, ofendeu uma nação de apaixonados, menosprezando suas conquistas e lutas. Ofendeu nossas origens e também a profissão digna de muitos.

Aqui não é uma comunidade de padeiros, mas temos entre nós muitos deles, e são orgulhos de nossa origem.

Não somos meia dúzia de pessoas, somos milhões, parte deles silenciados por terem sofrido com a maior vergonha da história do futebol nacional, que culminou com o rebaixamento desta Associação no ano de 2013, algo não apurado de maneira contundente pelo Poder Público, cujos desdobramentos estão presentes até os dias atuais.

Mas continuamos de pé, porque o amor não se mede por divisão, nem por quantidade.

Respeite nossa história, respeite nosso amor.

Hoje, mais do que nunca VAMOS À LUTA.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou o sétimo parágrafo desta matéria, o dia 13 de agosto foi terça-feira, e não segunda. A informação foi corrigida.