Topo

General deixa comando de secretaria de Assuntos Estratégicos do Planalto

O general Maynard Marques Santa Rosa - Alan Marques - 5.mai.2010/Folhapress
O general Maynard Marques Santa Rosa Imagem: Alan Marques - 5.mai.2010/Folhapress

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

04/11/2019 17h19Atualizada em 04/11/2019 19h45

O general Maynard Marques de Santa Rosa entregou hoje o comando da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

A Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos é um órgão ligado à Secretaria-Geral da Presidência da República, que tem status de ministério e é comandada por Jorge Oliveira, ex-major da Polícia Militar do Distrito Federal.

No governo, a função da secretaria de Assuntos Estratégicos é a de auxiliar o ministro Jorge Oliveira no "planejamento de políticas e estratégias nacionais de longo prazo", segundo o decreto que detalha as atribuições do órgão.

Segundo o Planalto, Santa Rosa deixou o posto por uma decisão pessoal. O general tinha assumido o posto em janeiro.

Em 2010, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Santa Rosa foi exonerado do cargo de chefe do Departamento Geral de Pessoal do Exército após chamar a Comissão da Verdade de "comissão da calúnia", em carta publicada na internet. A Comissão da Verdade foi criada para investigar crimes de violação aos direitos humanos durante a ditadura militar (1964-1985) e já foi alvo de críticas também do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Nesses dez primeiros meses, o governo já acumula trocas em cargos importantes.

A própria Secretaria-Geral da Presidência está em seu terceiro titular. O atual ministro Jorge Oliveira sucedeu o general Floriano Peixoto, que deixou o cargo em junho para assumir a presidência dos Correios.

O primeiro a assumir a Secretaria-Geral foi o advogado Gustavo Bebianno, que atuou como um dos principais articuladores da campanha presidencial de Bolsonaro e foi exonerado do cargo após se tornarem públicas suspeitas de irregularidades nas campanhas eleitorais do PSL. Bebianno tem negado o conhecimento de qualquer irregularidade.

Também já houve trocas no Ministério da Educação, na Secretaria de Governo, na Receita Federal e no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.