Topo

Esse conteúdo é antigo

Itamaraty demite diplomata filmado aos tapas com colega na Bolívia

O Palácio do Itamaraty, em Brasília - Bia Fanelli/Folhapress
O Palácio do Itamaraty, em Brasília Imagem: Bia Fanelli/Folhapress

Do UOL

05/11/2019 11h04

O Ministério das Relações Exteriores demitiu o conselheiro Sóstenes Arruda de Macedo, que se envolveu em uma briga e foi filmado aos tapas com o ex-cônsul-geral da Bolívia, José Augusto Silveira de Andrade Filho, em fevereiro.

A decisão foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União e teve como justificativa "inassiduidade habitual", que é a ausência injustificada por período igual ou superior a 60 dias.

O diplomata, que também é padre, cumpria a função desde 1996 e nos últimos meses foi alvo de uma investigação da Controladoria Geral da União e da Advocacia Geral da União por excesso de faltas no trabalho.

No episódio da briga, no início deste ano, Macedo estapeou Andrade Filho e derrubou seu celular, antes de levar um soco no rosto, no aeroporto de Viru Viru, em Santa Crus de la Sierra, na Bolívia.

Na época, Sóstenes Arruda de Macedo disse ao Metrópoles que foi falar com o colega, que estava nervoso e pegou o celular para gravá-lo.

"Bati na mão dele para o celular cair. Quando caiu, ele me deu um soco. Quando me recompus, meu ímpeto foi de imediatamente reagir, mas me lembrei que estava no exterior, em local público, diante de câmeras", descreveu.

Segundo dados divulgados pelo governo, Sóstenes recebia até agosto remuneração de R$ 24,5 mil reais.