Topo

Esse conteúdo é antigo

Relator no TSE vota por cassar senadora Selma Arruda, a 'Moro de saias'

Se a cassação for mantida, a senadora perde o mandato e novas eleições devem ser convocadas no estado - André Coelho/Folhapress
Se a cassação for mantida, a senadora perde o mandato e novas eleições devem ser convocadas no estado Imagem: André Coelho/Folhapress

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

03/12/2019 23h50Atualizada em 09/12/2019 16h16

O ministro Og Fernandes, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), votou a favor da cassação do mandato da senadora Juíza Selma Arruda (Pode-MT), conhecida como "Moro de saias".

O julgamento foi suspenso pela presidente Rosa Weber após o voto do ministro, que é relator do processo, e deverá ser retomado na sessão do TSE da próxima terça-feira (10) —faltam os votos de mais seis ministros.

Se a cassação for mantida, a senadora perde o mandato e novas eleições devem ser convocadas no estado.

Entenda o caso

A senadora teve o mandato cassado pelo TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso) por suspeita de ter gasto R$ 1,2 milhão em valores não declarados à Justiça Eleitoral durante sua campanha ao Senado.

A prática de realizar gastos de campanha sem fazer a declaração obrigatória à Justiça Eleitoral é conhecida informalmente como caixa dois.

O Ministério Público Federal aponta que a prática levou a campanha da ex-juíza a cometer abuso de poder econômico nas eleições.

O que diz a defesa

A defesa da senadora afirma que o valor se refere a um empréstimo de feito junto ao seu suplente, Gilberto Possamai (PSL), que teria depositado a quantida na conta pessoal da ex-juíza em abril de 2018, e, portanto, o valor não seria doação de campanha nem caixa dois.

A senadora também afirma que os gastos se referem ao período de pré-campanha, quando não seria necessário haver a declaração à Justiça Eleitoral.

Quem é Selma Arruda

Em sua antiga atuação como juíza, Selma Arruda se tornou conhecida por decisões contra políticos do Mato Grosso. Ela determinou a prisão do ex-governador Silval Barbosa (MDB) e do ex-presidente da Assembleia de Mato Grosso José Geraldo Riva (PSD).

A atuação em processos criminais rendeu a ela o apelido de "Moro de saias", em referência ao atual ministro da Justiça, Sergio Moro, que foi o juiz responsável pelos processos da operação Lava Jato em Curitiba.

Eleita pelo PSL, a senadora mudou de partido e agora está filiada ao Podemos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que deu a entender o título original deste texto, o TSE não cassou o mandato da senadora Selma Arruda. Quem votou pela cassação da parlamentar foi o relator do caso, ministro Og Fernandes, como informou o texto. O julgamento foi adiado.