Topo

Esse conteúdo é antigo

Após pedir desfiliação, ala bolsonarista lança frente dentro do PSL

Liderados por Eduardo Bolsonaro, deputados dizem que se uniram para não ficarem "ao sabor" do partido ou de manobras judiciais - Maandel Ngan - 30.ago.19/AFP
Liderados por Eduardo Bolsonaro, deputados dizem que se uniram para não ficarem "ao sabor" do partido ou de manobras judiciais Imagem: Maandel Ngan - 30.ago.19/AFP

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

17/12/2019 19h04

No mesmo dia em que a ala bolsonarista do PSL pediu à Justiça a desfiliação sem perda de mandato, o grupo liderado por Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) anunciou a criação de uma frente dentro do partido. Os 28 deputados federais dizem que se uniram para criar a corrente Brasil Acima de Tudo para não ficarem "ao sabor" de decisões partidárias ou manobras judiciais.

"É como se fosse o PSL Mulher, PSL Jovem. É mais um movimento nesse sentido. O que não é novidade para ninguém, outros partidos têm esse tipo de corrente dentro do próprio partido", disse Eduardo Bolsonaro.

Desde outubro, a bancada de 53 deputados do PSL está rachada e vive entre disputas pela liderança e embates na Justiça. Eduardo já sinalizou que não pretende se manter na liderança do PSL ano que vem. Ele disse que é possível que um nome do grupo pleiteie a vaga.

"É para se destacar como sendo pessoas que estão reafirmando seus valores e tudo aquilo que os eleitores escolheram em 2018. Dentro do PSL existe esse grupo de parlamentares. E se um dia a gente migrar para outro partido, seguirá existindo. Para que não fiquemos ao sabor partidário ou de manobras judiciais", declarou.

O movimento é direcionado para quem é membro do PSL. Segundo Eduardo, está sendo feita a relação de deputados estaduais que integram o grupo.

"A gente pretende rodar o país inteiro. Um dando força para o outro. Quando tiver evento conservador, um vai levantar a bola do outro. É para integrar para unir o pessoal mesmo. Nós somos o Brasil acima de tudo", disse Eduardo.