Josias: Bolsonaro trata igrejas evangélicas como um novo PMDB
No intuito de fundar um novo partido, o Aliança pelo Brasil, o presidente Jair Bolsonaro recorreu ao apoio de líderes evangélicos, que prometeram mobilizar fiéis em todo país para recolher as 491 mil assinaturas necessárias para viabilizar a criação da nova sigla.
No 25º episódio do Baixo Clero, podcast de política do UOL, o jornalista Josias de Souza afirmou que o presidente vê hoje nos evangélicos uma de suas principais bases de sustentação.
"Ele trata as igrejas evangélicas como uma espécie de novo PMDB. Assim como os grandes partidos que hoje já não são tão grandes assim, as igrejas também tem uma grande capilaridade em nível nacional. Então a agenda de costumes de Bolsonaro transforma boa parte dos evangélicos em devotos dele, do projeto político dele. Ele se aproveita disso para corrigir uma debilidade que ele tem, a falta de aliança com partidos, compensa isso com as igrejas", disse.
Ainda segundo o blogueiro, é difícil compreender plenamente as razões de Bolsonaro para ter deixado o PSL, já que o partido teria acesso a um fundo eleitoral substancial já para as eleições municipais de 2020. "Difícil entender as razões que levaram o presidente a fazer esse movimento. O filho controlava o diretório no Rio de Janeiro. Outro filho controlava em São Paulo. A impressão é que ele tenta eternizar aquele personagem antissistema de 2018, da campanha", avaliou.
O PSL também não deve facilitar o caminho escolhido por Bolsonaro. A sigla pretende expulsar e pedir o mandato dos parlamentares que apoiarem a criação do novo partido.
Onde mais ouvir
Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O podcast está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e no Google Podcasts.
Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do "Baixo Clero", é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.