Topo

Esse conteúdo é antigo

'Não desestabilizam Forças Armadas', diz Santos Cruz sobre fake news

O ex-ministro da Secretaria de Governo Carlos Alberto Santos Cruz - Pedro Ladeira/Folhapress
O ex-ministro da Secretaria de Governo Carlos Alberto Santos Cruz Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

05/03/2020 12h19

O general Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, afirmou que os disparos em massa de supostas fake news, feitos pela militância do governo Bolsonaro, não são capazes de desestabilizar as Forças Armadas.

A declaração vem após uma convocação de manifestação pelo fechamento do Congresso utilizar a imagem de quatro oficiais para divulgar o ato.

"Não é um canto [da sereia] de WhatsApp que vai desestabilizar as Forças Armadas", disse Santos Cruz em entrevista ao El País. "Não vejo nenhuma contaminação nas Forças Armadas, que eu conheço bem. Você vê que isso não é coisa de militar, mas de civis, inclusive".

Santos Cruz acredita que a contaminação do discurso bolsonarista sobre intervenção militar e fechamento do Congresso não tem fácil penetração no conjunto das Forças Armadas.

"A liderança do Exército está muito em cima daquele que têm poder de decisão. Essas pessoas têm cabeça no lugar, elas estão muito bem selecionadas e orientam a turma de baixo", explica.

Na opinião do general, o mesmo não se aplica com facilidade às polícias militares dos diferentes estados do país, muito por conta da estrutura menos vertical. "As polícias militares estão sofrendo um processo mais forte de politização por causa de sindicalização, por causa da participação em política local", defende.

"As Forças Armadas têm uma estrutura diferente. Nos Estados, às vezes você pode ser promovido muito rapidamente", conta.