Topo

Esse conteúdo é antigo

PSOL denunciará Bolsonaro na OMS por 'postura irresponsável' em protestos

O presidente Jair Bolsonaro tira fotos com apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, depois de participar de protestos contra o STF e o Congresso Nacional - Sergio Lima/AFP
O presidente Jair Bolsonaro tira fotos com apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, depois de participar de protestos contra o STF e o Congresso Nacional Imagem: Sergio Lima/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/03/2020 10h13

O PSOL anunciou hoje que vai denunciar o presidente Jair Bolsonaro à OMS (Organização Mundial de Saúde) por estimular e participar das manifestações pró-governo que aconteceram ontem em algumas cidades. Para o partido, a atitude de Bolsonaro contrariou as orientações do órgão para conter a pandemia do coronavírus.

A bancada do partido solicitará à OMS que notifique o governo do Brasil de suas obrigações e que apure os descumprimentos das normas internacionais por parte do presidente.

Na denúncia do PSOL, a postura de Bolsonaro é definida como "extremamente grave e irresponsável" durante uma pandemia, "colocando em risco a saúde dos brasileiros e brasileiras, e da população mundial como um todo".

A líder do PSOL na Câmara, a deputada Fernanda Melchionna, afirmou que o presidente cometeu dois crimes. "Um de saúde pública, ao estimular e participar dos atos deste domingo e, por isso, o estamos denunciando na OMS. O segundo crime é contra a Constituição Federal, ao vibrar e fortalecer vozes autoritárias que pedem AI-5 e ditadura. Ele, sem dúvida, não pode continuar governando", disse ela.

Ao participar por mais de duas horas de um ato a favor do seu governo e com críticas ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde de ontem, Bolsonaro ignorou a orientação de sua equipe médica e as diretrizes do Ministério da Saúde para o combate ao coronavírus.

Bolsonaro deixou o isolamento que deveria fazer por ter se encontrado, semana passada, com ao menos 12 brasileiros que já foram diagnosticados com a doença e cumprimentou centenas de apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Políticos e médicos classificaram a atitude como um mau exemplo à população.

Bolsonaro realizou um teste na semana passada que teve resultado negativo para a covid-19. O presidente, no entanto, ainda deve passar por outro exame para confirmar que não está infectado devido ao tempo de encubação do vírus.

No fim da tarde, o Ministério da Saúde voltou a orientar que sejam evitadas aglomerações e contatos próximos. "A recomendação vale para manifestações, shows, cultos e encontros, entre outras atividades", informou a pasta. O ministro Luiz Henrique Mandetta disse ao canal CNN Brasil que participar de aglomerações "é completamente equivocado".

Também em entrevista ao canal na noite de ontem, Bolsonaro disse não ter visto risco algum em ter contato com várias pessoas e afirmou que não se pode entrar em uma neurose por conta do coronavírus.

"Eu tomei minhas devidas precauções. Agora é o povo, eu sou um representante da sociedade brasileira, da população. Estive do lado deles, tá certo? E isso daí, muitos pegarão isso independentemente dos cuidados que tomem. Isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Temos que respeitar, tomar as medidas sanitárias cabíveis, mas não podemos entrar numa neurose, como se fosse o fim do mundo", afirmou.

"Outros vírus muito mais letais e perigosos aconteceram no passado e não tivemos esse problema e essa essa crise toda. Com toda certeza há um interesse econômico envolvido nisso que se chega nessa histeria, que não teve no passado", acrescentou.