Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil fechará parcialmente fronteira com a Venezuela, anuncia Bolsonaro

DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

17/03/2020 18h34

A fronteira entre Brasil e Venezuela deve ser parcialmente fechada a partir de amanhã em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada hoje pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em declarações à imprensa na saída do Palácio do Planalto.

Segundo Bolsonaro, a medida deve ser publicada amanhã no Diário Oficial da União. O tráfego de mercadorias, porém, seguirá liberado.

"Amanhã tem a portaria. Não é um fechamento total. O tráfego de mercadorias vai continuar acontecendo", disse Bolsonaro. "Separa Roraima: se você fecha o tráfego com a Venezuela, a economia de Roraima desanda. Não tem como tomar medidas radicais, não vai dar certo", acrescentou.

Em sua entrevista coletiva, Jair Bolsonaro adotou cautela a respeito do fechamento de mais fronteiras nos próximos dias como medida sanitária para evitar o contágio do vírus responsável pela covid-19. Segundo ele, existe uma questão burocrática a respeito.

"Alguns acham que as palavras 'fechar fronteira' são palavras mágicas. Se a gente tivesse o poder de fechar a fronteira como muitos pensam, não teria entrado droga no Brasil. Nós temos 17 mil quilômetros de fronteiras", argumentou.

"Agora, há uma certa histeria. Como se fechar fronteira resolvesse o problema. Alguns querem que a gente feche os aeroportos... A gente não sabe as consequências disso tudo", acrescentou.