Topo

Esse conteúdo é antigo

Eduardo Bolsonaro rebate crítica e diz que China não debate coronavírus

O deputado federal Eduardo Bolsonaro - Evaristo Sá/AFP
O deputado federal Eduardo Bolsonaro Imagem: Evaristo Sá/AFP

Do UOL, em São Paulo

19/03/2020 18h58

Eduardo Bolsonaro (sem partido) rebateu a crítica que recebeu da Embaixada da China no Brasil, que disse que ele "contraiu um vírus mental". O deputado federal, que acusou — sem provas — o país asiático de ter omitido informações sobre o novo coronavírus, disse agora que não é o único a pensar assim e que a China não estaria disposta a debater sobre a origem da doença covid-19, causada pelo vírus.

"O Nobel de Literatura do Peru [o escritor Mario Vargas Llosa, que venceu o prêmio em 2010] fez a mesma crítica à China. A China está preocupada em não levar esse questionamento a público, mas todos nós sabemos que [o novo coronavírus] veio de Wuhan, tanto que o prefeito pediu demissão", disse Eduardo à CNN Brasil.

Após ter sido chamado de "bananinha" pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse ter entendido a intenção da frase; mesmo assim, indicou desagrado com a escolha do termo.

"Eu entendi o que o vice-presidente quis dizer. Ele quis dizer que meu tuíte está sendo potencializado porque sou filho de Bolsonaro. Só foi infeliz na escolha do 'bananinha', mas não me preocupo", afirmou.