Moro diz que não cabe aos estados limitar voos internacionais
O ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro, afirmou via Twitter que os estados não podem limitar voos internacionais. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) declarou na noite de hoje, por meio de nota, que apenas o governo federal pode determinar fechamento de aeroportos e fronteiras
"Portaria 126 dos Ministros da Casa Civil, Infraestrutura, Saúde e Justiça, e autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro, fixa restrições ao ingresso por via aérea de estrangeiros provenientes de países nominados com elevados índices de infecção. Entra em vigor em 23/03", disse Moro.
"Motivos exclusivamente sanitários por conta do coronavírus. Há exceções. Não cabe, respeitosamente, aos Estados limitar vôos internacionais", completou o ministro.
Mais cedo, o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), solicitou às agências nacionais de Transporte Terrestre e de Aviação Civil a suspensão da chegada ao RJ de voos e veículos vindos de estados onde forem confirmadas contaminações pelo coronavírus.
Em seu decreto, o governador cita os seguintes estados que passariam a sofrer restrições de aterrissagem e chegada por via terrestre ao Rio: "São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal e demais estados em que a circulação do vírus for confirmada ou situação de emergência decretada". A validação da medida, no entanto, depende de autorização da ANTT e da Anac.
A Anac afirma que os aeroportos são "bens públicos da União" e que, portanto, cabe apenas ao governo federal determinar o fechamento.
A Anac também afirma que o procedimento não é recomendado pela Anvisa pois pode prejudicar o deslocamento de profissionais de saúde e transporte de insumos usados na área da saúde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.