PUBLICIDADE
Topo

TSE faz campanha contra fake news: não há adiamento das eleições até agora

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/04/2020 08h13

O Tribunal Superior (TSE) lançou hoje uma campanha nas redes sociais contra fake news ressaltando que, até o momento, não há adiamento das eleições municipais previstas para outubro deste ano.

O comunicado vem em meio ao debate no meio político quanto a uma possível alteração na data por causa da pandemia do novo coronavírus. O TSE esclarece que mudanças dependem de alteração legislativa ou da Constituição.

"Atenção! Até o momento, não há adiamento das #Eleições2020. Mudanças no calendário ou em regras eleitorais dependem de alteração legislativa ou do texto constitucional. A Justiça Eleitoral deve cumprir os prazos previstos em lei", escreveu o tribunal, que ainda postou as hashtags "Fake News Não" "Na Dúvida Não Compartilhe" e "Dia Da Mentira".

O líder do Podemos na Câmara, o deputado federal Léo Moraes (RO), chegou a solicitar o adiamento das eleições municipais para dezembro.

Em resposta, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, disse na última semana que ainda é cedo para debater o assunto.

"Quanto ao adiamento das eleições municipais 2020, entendo cuidar-se de debate precoce, não sendo demais repisar que tem como objeto matéria prevista expressamente no texto constitucional e na legislação infraconstitucional", disse a ministra Rosa Weber.

Coronavírus