Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de São Bernardo do Campo deixa hospital após uma semana na UTI

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando - Estadão Conteúdo
O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando Imagem: Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

06/04/2020 21h40

O prefeito da São Bernardo do Campo deixou o hospital após mais de uma semana internado para tratar da infecção de coronavírus.

Morando recebeu diagnóstico positivo para a covid-19 no último dia 25 de março e foi hospitalizado quatro dias depois, em 29 de março, com creise respiratória. Ele deixou a UTI ontem, mas permaneceu no hospital até a noite de hoje.

"O prefeito permanece com quadro clínico estável, teve melhora dos sintomas e está respirando espontaneamente, sem necessidade de oxigênio suplementar", disse a assessoria de Morando, em nota.

A assessoria informou, ainda, que ele continuará tratando os sintomas em casa, com antibióticos e fisioterapia.

Em vídeo publicado na noite de ontem, Morando agradeceu o carinho e as orações que tem recebido nos últimos dias e se emocionou.

"Estou muito feliz. Não tenho palavras, a não ser agradecer. Agradecer a toda equipe médica, enfermeiros, auxiliares, o pessoal da limpeza", disse o prefeito, em lágrimas. "Só Deus pode pagar por tudo que vocês fizeram por mim. Isso tudo me deu coragem para estar de volta. Muito obrigado, de coração. Eu achei que não ia voltar, mas estou bem".

A primeira-dama, que é deputada estadual pelo PSDB, também testou positivo para a covid-19, mas está bem, em isolamento domiciliar.

Orlando Morando tem 45 anos, foi eleito prefeito em 2016 pelo PSDB. Ele já foi vereador de São Bernardo do Campo e deputado estadual.

Diagnóstico e 'alfinetada' em Bolsonaro

Quando anunciou que havia testado positivo para o coronavírus, na semana passada, Morando aproveitou para atacar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por não mostrar o resultado de seus exames.

Orlando Morando - reprodução/Instagram - reprodução/Instagram
Imagem: reprodução/Instagram

"Olha, pessoal. Eu não escondi e não vou esconder nada em nenhum momento. Não sei quando tinham as primeiras pessoas infectadas na cidade e estou aqui na linha de frente", relatou no Instagram.

E continuou: "Diferente do presidente da República, que não tem coragem de mostrar, infelizmente deu positivo o meu exame".

Na sequência, o prefeito de SBC disse que tomou e continuaria tomando todas as medidas para se proteger

"É triste para cac..., porque não queria que isso tivesse acontecido. Mas estou firme. Vou ter de ficar em isolamento por 14 dias, a contar por ontem, que foi quando eu tive o diagnóstico. Vou continuar trabalhando aqui da minha casa", concluiu Morando.