Topo

Esse conteúdo é antigo

Cúpula do Ministério da Justiça pede demissão após saída de Sergio Moro

Ministro da Justiça, Sergio Moro, durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado -
Ministro da Justiça, Sergio Moro, durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

25/04/2020 16h03

A cúpula do Ministério da Justiça e Segurança Pública assim como o ex-ministro Sergio Moro, vai entregar os cargos. Os postos são de confiança e os funcionários devem se desligar de vez da pasta após ajudar na transição com o futuro ministro.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou ontem a exoneração de Moro e ainda não nomeou seu substituto. Aliados do presidente apontam o ministro Jorge Oliveira (Secretaria Geral) como um dos principais cotados.

Segundo a assessoria da pasta, devem sair do ministério o secretário-executivo, Luiz Pontel; o diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Fabiano Bordignon; o secretário nacional de Justiça Vladimir Passos; o secretário nacional de políticas sobre drogas, Luiz Roberto Beggiora; o secretário de operações integradas, Rosalvo Ferreira Franco e o secretário nacional do consumidor, Luciano Timm.

Bolsonaro avalia novo nome para o ministério

Na manhã de hoje, aliados de Bolsonaro estiveram no Palácio da Alvorada. A reunião aconteceu fora da agenda oficial. Segundo o vice-líder do governo na Câmara, Otoni de Paula (PSC-RJ), o nome do novo titular da Justiça pode ser divulgado hoje.

Bolsonaro e Moro protagonizaram trocas de acusações e ataques nesta sexta-feira (24). O embate veio a público após o presidente demitir o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, indicado por Moro.

O ex-juiz da Lava Jato disse que Bolsonaro tenta intervir politicamente na corporação para ter acesso a relatórios de investigação e inteligência. O presidente negou a afirmação de Moro.

Embate nas redes

Na manhã deste sábado, Moro e Bolsonaro voltaram a trocar recados. O presidente postou uma imagem abraçado com Moro durante o desfile de 7 de Setembro do ano passado e disse que quando o ex-juiz da Lava Jato era alvo de críticas pela "Vaza Jato", ele estava a seu lado.

Em outra postagem, Moro respondeu que "sobre reclamação na rede social do Sr.Presidente quanto à suposta ingratidão: também apoiei o PR quando ele foi injustamente atacado".