Topo

Esse conteúdo é antigo

DF não receberá mais pacientes do Entorno com covid-19, anuncia Ibaneis

"Estou absolutamente disposto a ajudar, mas estes pacientes devem ser tratados em suas cidades", argumentou o governador do DF - Fátima Meira/Estadão Conteúdo
'Estou absolutamente disposto a ajudar, mas estes pacientes devem ser tratados em suas cidades', argumentou o governador do DF Imagem: Fátima Meira/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 13h18Atualizada em 14/05/2020 15h00

Pacientes da covid-19 oriundos de cidades do Entorno do DF, em Goiás e Minas Gerais, não poderão mais se tratar em hospitais de Brasília ou nas demais regiões administrativas.

A informação foi divulgada hoje pelo governador distrital, Ibaneis Rocha (MDB), em entrevista ao portal Metrópoles.com. Ibaneis deve oficializar a decisão em decreto.

"Estou absolutamente disposto a ajudar as cidades do Entorno com recursos e estrutura, mas estes pacientes devem ser tratados em suas cidades, ou na capital deles, que é Goiânia, e não Brasília. Temos os nossos doentes para cuidar e, para isso, estamos preparados", afirmou.

O governador do DF disse ainda que tem tentado estabelecer contato com Goiás para promover ações de combate ao novo coronavírus nas cidades goianas próximas à fronteira, mas sem sucesso.

"O secretário de Saúde deles sequer nos respondeu. É uma pena, porque temos os recursos e as condições para poder ajudar de forma rápida, mas desde que se tratem por lá. Não vamos mais receber paciente de Goiás", reforçou.

De acordo com dados contabilizados até as 19h de ontem pelo Ministério da Saúde, o Distrito Federal já somou 3.192 casos do novo coronavírus (com 48 óbitos), contra 1.134 de Goiás (61 óbitos) e 3.733 de Minas Gerais (135 óbitos).