Topo

Esse conteúdo é antigo

Após criticar Moraes, Bolsonaro posta vídeo de ministro sobre 'liberdade'

Bolsonaro volta a postar vídeo no qual Alexandre Moraes fala de "liberdade" -
Bolsonaro volta a postar vídeo no qual Alexandre Moraes fala de "liberdade"

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

30/05/2020 16h57

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a publicar hoje em suas redes sociais um vídeo com trecho de discurso do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes no qual o ministro fala sobre a liberdade. Bolsonaro vem criticando Moraes desde a realização de uma operação policial que teve como alvo parte de seus apoiadores na última quarta-feira, dizendo que o ato feria a "liberdade de expressão".

A operação foi deflagrada no chamado inquérito das fake news, comandado por Moraes no STF, para apurar ataques e ofensas aos ministros da corte, como o financiamento à propagação de notícias falsas

A Polícia Federal cumpriu 29 mandados de busca e apreensão na quarta-feira que tiveram como alvo empresários, ativistas e políticos apoiadores de Bolsonaro, como o dono das lojas Havan, Luciano Hang, e o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ).

Após a operação, Bolsonaro afirmou que a investigação feria a "liberdade de expressão". Em pronunciamento na porta do Palácio da Alvorada, Bolsonaro subiu o tom, disse que a operação seria inadmissível e exclamou: "Acabou, porra".

Na publicação hoje em suas redes sociais, Bolsonaro não cita a operação de forma direta e apenas escreve o comentário: "Mais um vídeo de Alexandre de Moraes e as liberdades".

O vídeo traz trecho de um discurso de Moraes no Senado. A data do vídeo e o motivo da exposição de Moraes não ficam claros na publicação feita por Bolsonaro.

"Uma nação livre só se constrói com liberdade, e a liberdade só existirá onde houve um estado democrático de direito, que por sua vez nunca será sólido sem a existência de um Poder Judiciário autônomo e magistrados independentes, e um Supremo Tribunal Federal imparcial", afirma o ministro do STF em trecho do vídeo.

Não é a primeira vez que Bolsonaro critica o ministro nas redes. No último dia 27, o presidente também publicou em suas redes sociais trecho de outro vídeo com o ministro do STF, no qual Moraes defende a liberdade de expressão durante sessão do Supremo.

Naquela ocasião, Bolsonaro escreveu ao republicar o vídeo: "A liberdade de expressão segundo o Ministro Alexandre de Moraes".

Posse na PF

Uma decisão de Moraes em outro processo também irritou o presidente. Foi do ministro do STF a decisão que barrou a nomeação de Alexandre Ramagem no comando da Polícia Federal.

Bolsonaro disse na época que essa teria sido uma "decisão política" do ministro.