Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Borebi, no interior de São Paulo, morre vítima da covid-19

O prefeito de Borebi, interior de São Paulo, Antônio Carlos Vaca (PSDB) - Divulgação
O prefeito de Borebi, interior de São Paulo, Antônio Carlos Vaca (PSDB) Imagem: Divulgação

Simone Machado, colaboração para o UOL

Em São José do Rio Preto (SP)

20/06/2020 14h42Atualizada em 20/06/2020 19h53

O prefeito de Borebi, interior de São Paulo, Antônio Carlos Vaca (PSDB) morreu na manhã de hoje em decorrência de complicações do novo covornavírus. O prefeito, de 73 anos, estava internado desde o dia 24 de maio em um hospital particular de Bauru e teve a morte cerebral constatada na noite da última quarta-feira (17), mas os aparelhos não foram desligados.

De acordo com a assessoria do hospital e do político, Antônio Carlos teve os primeiros sintomas da covid-19 no dia 22 de maio e foi internado em um hospital de Lençóis Paulista. Como o estado de saúde agravou, o paciente foi transferido para o hospital Unimed, em Bauru.

Durante o tratamento, o rim foi afetado e ele precisou passar por hemodiálise. Enquanto estava internado o prefeito sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e seu estado de saúde piorou evoluindo para o óbito.

Em nota o hospital informou que o paciente estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com quadro grave de insuficiência respiratória. O exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz deu positivo para covid-19. O paciente evoluiu a óbito às 7h05 de hoje.

O corpo de Antônio Carlos chegou a Borebi por volta das 13h e foi enterrado no cemitério municipal. Não houve velório. Um cortejo pelas principais ruas da cidade estava sendo programado, porém o ato foi proibido pela Defesa Civil.

Com pouco mais de 2,5 mil habitantes, a cidade registrou até o momento nove casos positivos de covid-19. Há quase dois meses, o prefeito esteve em São Paulo, cidade epicentro da doença no estado, para cumprir compromissos de trabalho.

Antônio Carlos estava no terceiro mandato como prefeito em Borebi. Ele foi o primeiro prefeito eleito na cidade, em 1992, e também foi vereador quando a cidade ainda era distrito de Lençóis Paulista.

Vice-prefeito assume o cargo

Pedro Miguel de Araújo, vice-prefeito de Borebi assumiu o cargo depois que a morte cerebral de Antônio Carlos foi diagnosticada.

A Lei Orgânica do município diz que a partir do 15º dia de afastamento do prefeito, o vice deve ser empossado.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado em uma versão anterior deste texto, a data de internação do prefeito foi em maio, e não junho. A informação foi corrigida.