Oposição ataca ida de Weintraub aos Estados Unidos: 'Fugiu'
Políticos da oposição reagiram hoje à viagem do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub aos Estados Unidos, a qual classificaram como "fuga". Horas após deixar o Brasil, ele, que é investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), foi formalmente exonerado do cargo em uma edição extra do Diário Oficial da União.
Ainda não está claro como Weintraub chegou aos Estados Unidos já que o país anunciou em maio a proibição da entrada de estrangeiros vindos do Brasil em seu território por causa do aumento do número de casos de coronavírus.
Em tese, como ainda não havia sido sido exonerado, ele poderia entrar no país com um passaporte diplomático. Questionado sobre isso, o MEC não respondeu.
"É extremamente grave a saída de Weintraub do Brasil! Se os EUA fecharam a fronteira, como entrou? Foi com passaporte diplomático antes da exoneração? Isso pode caracterizar improbidade administrativa! O governo ajudou a fugir? Vamos apurar e passar a limpo!", declarou o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que ontem protocolou no STF um pedido para que o ex-ministro fosse proibido de deixar o Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.