Topo

Esse conteúdo é antigo

Oposição ataca ida de Weintraub aos Estados Unidos: 'Fugiu'

15.mai.2019 - O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi formalmente exonerado hoje  - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
15.mai.2019 - O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi formalmente exonerado hoje Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

20/06/2020 14h24

Políticos da oposição reagiram hoje à viagem do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub aos Estados Unidos, a qual classificaram como "fuga". Horas após deixar o Brasil, ele, que é investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), foi formalmente exonerado do cargo em uma edição extra do Diário Oficial da União.

Ainda não está claro como Weintraub chegou aos Estados Unidos já que o país anunciou em maio a proibição da entrada de estrangeiros vindos do Brasil em seu território por causa do aumento do número de casos de coronavírus.

Em tese, como ainda não havia sido sido exonerado, ele poderia entrar no país com um passaporte diplomático. Questionado sobre isso, o MEC não respondeu.

"É extremamente grave a saída de Weintraub do Brasil! Se os EUA fecharam a fronteira, como entrou? Foi com passaporte diplomático antes da exoneração? Isso pode caracterizar improbidade administrativa! O governo ajudou a fugir? Vamos apurar e passar a limpo!", declarou o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que ontem protocolou no STF um pedido para que o ex-ministro fosse proibido de deixar o Brasil.

"Cantei a pedra da fuga ao solicitar apreensão do passaporte do fujão! Os fascistas sumirão do país ou serão presos um a um, para que prospere a democracia e a liberdade!", escreveu o deputado Rogério Correia (PT-MG). Ontem, Correia afirmou que pediria a apreensão do passaporte do ex-ministro dizendo que ele poderia fugir do Brasil.

Já a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), desejou que "Deus abençoe" Weintraub na nova etapa. Ele foi indicado ao cargo de diretor executivo para o Banco Mundial.

"Weintraub já está nos EUA! Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28 Deus lhe abençoe nesta nova etapa junto ao Banco Mundial! A luta continua...", escreveu a parlamentar.

Veja a reação de outros políticos:

Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Deputada Erika Kokay (PT-DF)

Deputado Ivan Valente (PSOL-SP)

Deputado Paulo Teixeira (PT-SP)

Deputada Fernanda Melchiona (PSOL-RS)

Deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ)

Deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP)

Deputada federal Bia Kicis (PSL-DF)