Topo

Trevisan: Extremista foi isca de bolsonaristas para testar o STF

Do UOL, em São Paulo

20/06/2020 12h00

No podcast Baixo Clero #44, do UOL, a apresentadora, Carla Bigatto, e os jornalistas Diogo Schelp e Carolina Trevisan analisam o embate entre o Supremo Tribunal Federal e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Como estopim para a discussão, os jornalistas analisaram a prisão da extremista Sara Fernanda, que usa o codinome Sara Winter. Na opinião de Trevisan, ela foi usada como "isca" pelos bolsonaristas.

"Discordo de que tenha gente defendendo a Sara. Parece que ela foi uma isca. Escolhida para puxar a corda contra o STF e estimular esses protestos antidemocráticos. Quando você vai ver a defesa dela, não teve uma hashtag que subiu [nos Trending Topics do Twitter]. A própria deputada Carla Zambelli (PSL) disse que a avisou sobre o perigo dessas manifestações". (ouça a partir de 27:00)

Schelp pontua que esse episódio marca o posicionamento da corte contra o governo Bolsonaro. "Jair Bolsonaro foi derrubando vários pilares do discurso que o elegeu. O presidente está se vendo cercado pelo judiciário. O STF deu autonomia aos estados para definir sobre o isolamento social e isso foi algo que incomodou muito o presidente. O STF, em vez de recuar, partiu para cima", disse.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.