Topo

Trevisan: Críticas a Decotelli foram carregadas de racismo

Do UOL, em São Paulo

03/07/2020 12h00

No podcast Baixo Clero #46, do UOL, a apresentadora, Carla Bigatto, e os jornalistas Diogo Schelp e Carolina Trevisan analisam que, mais do que apenas críticas às inconsistências no currículo de Carlos Alberto Decotelli, muitas avaliações sobre o ex-ministro tinham ofensas racistas.

Trevisan, que estuda o racismo estrutural há mais de 10 anos, diz que grande parte das opiniões sobre Decotelli estavam "carregadas de racismo".

"Aflorou o racismo por meio das críticas ao Decotelli. Notei que havia um certo prazer das pessoas em falar disso. Precisamos entender como temos que prestar atenção aos detalhes porque [o racismo] escapa mesmo. O racismo tem uma cara de que não é, mas é", pontuou. (ouça a partir do minuto 12:00 no arquivo acima)

Já Schelp lembrou de ter visto memes e piadas que ironizavam o ministro. "Eu vi evidências muito concretas que a avaliação do Decotelli teve racismo. Na internet, as piadas que eu vi iam muito além do razoável. Dizendo que talvez ele nem tivesse sido alfabetizado", disse.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.