Trevisan: "PL das fake news" desagrada Bolsonaro porque o governo é "fake"
No podcast Baixo Clero #46, do UOL, os jornalistas Diogo Schelp e Carolina trevisan e a apresentadora, Carla Bigatto, discutem a nova "PL das Fake News", recentemente aprovada pelo Senado, mas que foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro.
Ontem, na saída do Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que o projeto não deve "vingar" e cogitou a possibilidade de vetar a proposta.
Para Trevisan, faz sentido que o governo tema a aprovação da lei. "O governo se utilizou das fake news, foi eleito por meio de fake news em massa. Quando começou a governar foi anabolizado pelas fake news. O governo é todo fake: o currículo é fake, a gripezinha é fake, o cachorro é fake. Só é verdadeiro o sofrimento das pessoas", afirmou. (ouça a partir do minuto 20:00)
Já Schelp opinou sobre o assunto seguindo a linha de pensamento do professor da USP (Universidade de São Paulo) Eugênio Bucci. "Ele diz que a tradução mais correta de "fake news" para o português seria "notícias fraudulentas" porque a falsidade delas é intencional. Diferente quando um veículo comete um erro de informação intencional porque isso fere a credibilidade, que é o que sustenta o veículo".
Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.