Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula diz que Bannon preso é bom para democracia e espera o mesmo para Olavo

Do UOL, em São Paulo

20/08/2020 17h11

A prisão de Steve Bannon na manhã de hoje foi apontada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um acontecimento "importante para a democracia". Ex-conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e também apoiador da eleição de Jair Bolsonaro (sem partido) à presidência em 2018, Bannon foi detido sob suspeita de fraude.

"Bannon preso é uma coisa importante para a democracia", declarou o petista hoje em entrevista ao canal TV Democracia, do YouTube. "O Bannon, que é um dos causadores das desavenças, fomentador de guerra contra os outros, faz muito bem em ser tirado da política porque ele é o mal", acrescentou.

Lula também disse aguardar destino semelhante ao filósofo Olavo de Carvalho, apontado como guru de políticos de direita que integram o governo Bolsonaro: "Outro que espero que tenha destino, um tal de um guru do Bolsonaro, que é instigante desse ódio no país, um tal de Olavo de Carvalho, que eu nem conheço".

Na entrevista, o ex-presidente fez referência a "uma notícia de que Trump conta 11 mentiras por dia". Em julho, o serviço de checagem do jornal The Washington Post, apontou que Trump proferiu, em média, 23 mentiras ou desinformações por dia nos últimos 14 meses — e não 11, como citado por Lula.

"Outro dia fiquei assustado quando vi uma notícia de que o Trump conta 11 mentiras por dia. Como é possível o presidente da maior nação do mundo mentir 11 vezes por dia? Não é mentir para a mulher dele, é mentir para a imprensa, para a sociedade."

A Procuradoria de Nova York acusa Bannon e outras três pessoas de enganarem doadores no esquema de arrecadação de fundos online "We Build The Wall ("Nós Construímos o Muro"). A motivação da campanha — que juntou mais de US$ 25 milhões (cerca de R$ 140 milhões) — seria arrecadar dinheiro para construir um muro na fronteira com o México, mas os acusados teriam usado os recursos para uso pessoal.