Topo

Esse conteúdo é antigo

Toffoli manda PF ouvir ministro da Educação sobre acusação de homofobia

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu desculpas por declarações que geraram polêmica - Cláudio Reis/Framephoto/Estadão Conteúdo
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu desculpas por declarações que geraram polêmica Imagem: Cláudio Reis/Framephoto/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

07/10/2020 14h28

A Polícia Federal recebeu autorização para ouvir o ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre uma acusação de homofobia. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) pediu o depoimento antes de analisar se o inquérito deve ser aberto ou não.

A acusação formal foi feita pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros. Ele fez isso por causa de uma entrevista do ministro ao jornal "O Estado de S. Paulo", no qual Milton fala sobre educação sexual nas escolas.

"Acho que o adolescente, que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo (sic), tem um contexto familiar muito próximo, basta fazer uma pesquisa. São famílias desajustadas, algumas. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe. Vejo menino de 12, 13 anos optando por ser gay, nunca esteve com uma mulher de fato, com um homem de fato, e caminhar por aí. São questões de valores e princípios", afirmou Ribeiro na entrevista, que foi publicada em 24 de setembro.

Segundo a PGR (Procuradoria Geral da República), as declarações podem caracterizar uma infração penal ao induzir ou incitar a discriminação ou preconceito.

Após a entrevista, Ribeiro divulgou uma nota oficial sobre o assunto, no qual disse que as declarações foram tiradas de contexto nas redes sociais, mas também pediu desculpas.

"Minha fala foi interpretada de modo descontextualizado. Jamais pretendi discriminar ou incentivar qualquer forma de discriminação em razão de orientação sexual. Ademais, trechos da fala, retirados de seu contexto e com omissões parciais, passaram a ser reproduzidos nas mídias sociais, agravando interpretação equivocada e modificando o real sentido daquilo que se pretendeu expressar. Por fim, nesta oportunidade, diante de meus valores cristãos, registro minhas sinceras desculpas àqueles que se sentiram ofendidos e afirmo meu respeito a todo cidadão brasileiro, qual seja sua orientação sexual, posição política ou religiosa", concluiu o ministro.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi escrito anteriormente, Milton Ribeiro é ministro da Educação e não da Economia.