Marcos Pereira disputará presidência da Câmara; PSDB lança Tasso no Senado
O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos) confirmou hoje que será candidato à presidência da Câmara dos Deputados, após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de barrar qualquer possibilidade de reeleição de Rodrigo Maia (DEM), na Câmara, e Davi Alcolumbre (DEM), no Senado. Já o PSDB colocou Tasso Jereissati como candidato no Senado.
Pereira comemorou no Twitter a decisão do Supremo. "O STF agiu com responsabilidade ao recusar a tese casuística de reeleição no Parlamento. O § 4º do art. 57 da CF [Constituição Federal] é absolutamente claro no seu teor, não cabendo interpretação diferente. Mudanças na CF devem ser promovidas dentro do Congresso Nacional, o locus adequado para isso".
Depois, questionado se será candidato, ele confirmou. "Serei porque estou dialogando com os (as) colegas e sinto que há uma busca por renovação. Óbvio que estamos em um grupo político e tenho convicção que poderei ser o candidato deste grupo".
Além de Marcos Pereira, outro provável candidato nessa disputa é Arthur Lira (PP).
Senado
No Senado, a candidatura de Tasso Jereissati (PSDB) foi lançada pelo senador Izalci Lucas (PSDB), em entrevista ao site O Antagonista.
"Definido o impedimento de reeleição no Senado, o PSDB vai insistir na candidatura de Tasso Jereissati. Com sua experiência, com boa relação com os colegas senadores e senadoras, não tenho dúvidas de que ele conduzirá o Senado de forma independente e harmoniosa", afirmou Izalci.
O próprio Tasso, porém, ainda não anunciou se será candidato a sucessor de Davi Alcolumbre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.