Topo

Esse conteúdo é antigo

Oposição anuncia apoio ao bloco de Maia na disputa contra Lira na Câmara

Deputado federal Arthur Lira (PP-AL) é o candidato com apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - Luís Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado federal Arthur Lira (PP-AL) é o candidato com apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) Imagem: Luís Macedo/Câmara dos Deputados

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

18/12/2020 17h02

O líder do PT, Enio Verri (PR), informou hoje ao UOL que a oposição vai apoiar o bloco parlamentar que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), busca formar para enfrentar a candidatura de Arthur Lira (PP-AL) ao comando da Casa, nas eleições que acontecem em 1º de fevereiro.

Além do PT, estão no grupo o PSB, o PDT e o PCdoB, segundo Verri. O PT é a maior bancada da Câmara, com 54 deputados. Por sua vez, Lira comanda o maior bloco parlamentar, que congrega vários partidos, com 137 parlamentares.

Lira tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que se tornou adversário de Maia. O candidato deste bloco para enfrentar Lira ainda não foi definido, mas os mais cotados são Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

O líder do PT disse ao UOL que a oposição também quer apresentar um nome.

"A nossa posição é ir para o bloco [de Maia] apresentando um programa em conjunto com a oposição para discutir, dentro do bloco, a possibilidade de ser candidato... sendo aquele mais viável, ficando para o final, sendo o nome da oposição, o Baleia ou o Aguinaldo, não importa", afirmou Verri.

Juntos, PT, PSB, PDT e PCdoB têm 122 deputados do total de 513 parlamentares da Câmara.

O deputado José Guimarães (PT-CE), líder da minoria na Câmara, também confirmou pelo Twitter a intenção da oposição de apresentar seu nome próprio para a disputa contra Lira.

"A partir de agora vamos reunir os partidos de esquerda e apresentar o programa mínimo e discutir a possibilidade de um nome", afirmou Guimarães ao confirmar a notícias da adesão ao bloco.