Parlamentares pedem que TCU investigue gastos do Executivo em alimentação
O Senador Alessandro Vieira (Cidadania - SE) e os deputados federais Tabata Amaral (PDT - SP) e Felipe Rigoni (PSB -ES) afirmaram que protocolaram hoje uma representação no TCU (Tribunal de Contas da União) pedindo que o órgão investigue os gastos do Executivo federal com alimentação.
A ação vem após uma reportagem do Metrópoles publicada no domingo (24) mostrar que o governo federal gastou mais de R$ 1,8 bilhão em alimentos em 2020. Alguns gastos como o de mais de R$ 15 milhões em leite condensado chamaram a atenção e repercutiram nas redes sociais.
De acordo com os parlamentares, "esse cenário, como se passará a demonstrar, exige uma análise detida e criteriosa por parte do Tribunal de Contas da União". Eles pedem que o TCU verifique a legalidade e legitimidade das compras efetuadas, aplicando sanções caso necessário.
Na representação, Alessandro Vieira, Tábata Amaral e Felipe Rigoni apontam que, "em meio a uma grave crise econômica e sanitária, o aumento de gastos apontado pelas matérias é absolutamente preocupante, tanto pelo acréscimo de despesas como pelo caráter supérfluo de muitos dos gêneros alimentícios mencionados".
Segundo o Tribunal de Contas da União, o documento ainda não foi registrado nos sistemas internos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.