Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ: Castro fala em 'covardia' de Freixo, que rebate: 'submisso a Bolsonaro'

Cláudio Castro (foto) e Marcelo Freixo batem boca no Twitter; os políticos são apontados como possíveis candidatos a governador do Rio de Janeiro nas eleições de 2022 - Saulo Angelo/Futura Press/Estadão Conteúdo
Cláudio Castro (foto) e Marcelo Freixo batem boca no Twitter; os políticos são apontados como possíveis candidatos a governador do Rio de Janeiro nas eleições de 2022 Imagem: Saulo Angelo/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

04/04/2021 11h33Atualizada em 04/04/2021 15h29

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), escreveu uma mensagem na manhã de hoje no Twitter dizendo para o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) "deixar de ser covarde", o que gerou uma forte resposta do parlamentar.

"Cláudio Castro, covardia é ser submisso a Bolsonaro e impor ao RJ a política negacionista do presidente", escreveu Freixo, para quem o governador " está de joelhos para a família Bolsonaro".

Em mensagem no começo da manhã de hoje, Cláudio Castro se referiu a Freixo para reclamar de recentes críticas sobre a condução do estado na pandemia.

Ele não disse especificamente qual declaração do parlamentar mais o incomodou, mas defendeu sua política em meio à crise sanitária.

"Freixo, negue que: abrimos quase 600 leitos em menos de 15 dias; fazemos a maior logística do país na distribuição das vacinas; pacificamos a política no Estado; estamos auxiliando os mais pobres na luta contra a fome e o desemprego", escreveu.

Na sequência, ele escreveu a frase que provocou a reação de Freixo. "Deixe de ser covarde e pare de fazer politicagem com a dor das famílias que perderam seus entes para a pandemia. Vá trabalhar, saia da internet e faça alguma coisa de útil pelo seu estado", disse.

"Submisso a Bolsonaro"

Na resposta, Marcelo Freixo disse que "covardia é ser submisso a Bolsonaro e impor ao RJ a política negacionista do presidente" e citou a festa promovida pelo governador na região serrana do estado.

"696 doentes estão a espera de um leito de UTI no Estado enquanto você faz festinha de aniversário. 411 pessoas morreram ontem. Abrir leito é sua obrigação como governador."

Freixo ainda disse que Castro "está de joelhos para a família Bolsonaro" e que seu "problema não é só incompetência".

"Você é cúmplice de Bolsonaro no boicote ao combate à pandemia, declarou guerra aos prefeitos do Rio e Niterói e é incapaz de liderar uma ação coordenada no Estado contra a doença. Tenha o mínimo de dignidade para o cargo e vá cumprir com suas obrigações", disse.

Marcelo Freixo e Cláudio Castro surgem como possíveis candidatos a governador do Rio de Janeiro nas eleições de 2022.

Rio tem aumento das mortes por covid-19

No sábado (3), o estado do Rio bateu recorde do número de mortes por covid-19 em 24 horas. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o estado registrou 411 mortes pela doença. No total, 37.629 pessoas morreram de covid-19 no Rio desde o início da pandemia.

Ainda segundo a secretaria, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria para covid-19 no estado é de 82,1%. Leitos de UTI para covid estão com ocupação de 89,7%.