Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre deputado José Carlos Schiavinato, aos 66 anos, vítima de covid-19

Deputado José Carlos Schiavinato e sua mulher, Marlene Schiavinato - Reprodução / Instagram
Deputado José Carlos Schiavinato e sua mulher, Marlene Schiavinato Imagem: Reprodução / Instagram

Do UOL, em São Paulo

14/04/2021 00h10Atualizada em 14/04/2021 09h44

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR) morreu hoje, aos 66 anos, vítima de complicações causadas pela covid-19. A informação foi confirmada pelo perfil oficial do parlamentar no Facebook. Schiavinato é o primeiro deputado federal em exercício que morre em decorrência da doença.

"Esperávamos um milagre. E ele não veio. Ou aconteceu de uma forma que agora não sabemos compreender. José Carlos Schiavinato acabou de falecer na noite dessa terça-feira, 13 de abril. Pedimos a todos que se unam em uma grande oração para um dos homens que mais fez por Toledo e pela região", escreveu o perfil. (Veja a mensagem abaixo).

Em nota no Twitter, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou luto, com a suspensão dos trabalhos no plenário e nas comissões previstos para hoje.

Schiavinato havia dado entrada no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, no dia 3 de março. Uma semana depois foi transferido para uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sedado e com ventilação mecânica.

Enquanto esteve internado, a mulher dele, Marlene Schiavinato, morreu no dia 12 de março, em Brasília. Ela enfrentava um câncer há cerca de três anos e, segundo a assessoria, Marlene morreu "devido a complicações da doença" que se agravou muito depois de contrair a covid-19. Devido a sua internação, o político não soube da morte da mulher. Schiavinato e Marlene deixam dois filhos e seis netos.

Schiavinato estava em seu primeiro mandato como deputado federal, embora já tivesse mais de 35 anos de vida pública. Engenheiro Civil, formado pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), Schiavinato também foi deputado estadual do Paraná (2015-2018) e prefeito de Toledo (PR) por dois mandatos (2005-2012).

Ele era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e foi integrante da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A defesa do setor produtivo do Brasil estava entre uma de suas principais bandeiras.