Topo

Esse conteúdo é antigo

Governadores enviam cartas a Joe Biden em defesa do meio ambiente

Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos no Brasil - NurPhoto via Getty Images
Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos no Brasil Imagem: NurPhoto via Getty Images

Lucas Valença

Colaboração para o UOL, em Brasília

20/04/2021 15h52

Representantes do Fórum de Governadores se encontraram virtualmente com o embaixador norte-americano, Todd Chapman, para entregar duas cartas em defesa do meio ambiente, assinadas pelos gestores regionais.

Ambos os documentos, que devem ser entregues ao presidente dos EUA (Estados Unidos da América), Joe Biden, reafirmam o compromisso dos governadores brasileiros com o Acordo de Paris, responsável por estabelecer regras mínimas para a preservação do meio ambiente.

"Nós, governadores do Nordeste, reafirmamos nosso compromisso de adotar estratégias integradas e, por meio de soluções conjuntas, buscar alternativas de financiamento e parcerias a fim de efetivamente avançar com relação à biodiversidade e ao clima", diz o manifesto elaborado pelo Consórcio Nordeste.

A mesma carta também lista 11 compromissos dos governadores. Entre eles, estão a preservação vegetal da Mata Atlântica; o investimento na restauração e manutenção da Caatinga; e a ampliação dos "programas para o desenvolvimento da agricultura de baixo carbono".

Segundo o presidente do Fórum de Governadores, Wellington Dias (PT/PI), os gestores também propuseram parcerias com o governo de Joe Biden para instituir "condições e medidas efetivas para a redução da emissão de CO²".

No encontro com o embaixador, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse que viu a "ascensão do governo Joe Biden" com "muita alegria".

"A sensibilidade (do presidente norte-americano) nos dá uma esperança de que a gente pode, em um país como o nosso, com a maior biodiversidade do planeta, estabelecer essas parcerias que buscará a economia de baixo carbono", disse.

Às 17 horas, os nove governadores que compõem o Consórcio Nordeste, se reúnem com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar sobre a inclusão da vacina russa, Sputnik V, no PNI (Plano Nacional de Imunização).

Os representantes regionais ainda aguardam a definição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que, segundo STF (decisão do Supremo Tribunal Federal), terá 30 dias para avaliar as questões técnicas da vacina, para o recebimento dos imunizantes. O encontro não será transmitido.