Topo

Esse conteúdo é antigo

Câmara do Recife aprova projeto de criação do 'SUS Animal'

cachorro cão veterinário bichos - Getty Images/iStockphoto
cachorro cão veterinário bichos Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para o UOL

03/05/2021 18h07

Nesta segunda-feira (3) a Câmara Municipal do Recife aprovou os requerimentos 3022/2021 e 3023/2021, ambos de autoria da vereadora Andreza Romero (PP), para a criação do "Cartão SUS Animal" e ampliação do horário de funcionamento do Hospital Veterinário do Recife.

De acordo com a proposta, o Hospital Veterinário passaria a funcionar também aos sábados, para facilitar o acesso de pessoas ocupadas durante a semana e buscam atendimento gratuito para seus pets. "A demanda do Hospital Veterinário do Recife é cada vez maior e, além disso, emergências e urgências não escolhem dia para acontecer", afirmou a vereadora durante a sessão virtual da Câmara.

Já o Cartão SUS Animal tem como objetivo desburocratizar o acesso gratuito a serviços veterinários para ONG's, pessoas de baixa renda e protetores de animais que agem de modo independente para " permitir que o atendimento aos animais seja feito de forma mais rápida e ágil", segundo Andreza Romero.

Ressalvas

O projeto foi bem aceito pelos demais parlamentares, porém seu nome, que inclui a sigla do Sistema Único de Saúde (SUS) foi alvo de ressalvas por parte de alguns vereadores. Liana Cirne (PT), que é parte da bancada de oposição, se mostrou favorável à ideia, mas sugeriu a retirada do requerimento 3023/2021 para que a proposta seja reapresentada com outro nome. "O sistema SUS tem o princípio do atendimento universal e integral representado um programa conceitual", disse a vereadora.

Já Luiz Eustáquio (PSB), que integra o bloco do governo na Câmara,pediu mais informações sobre a proposta e saudou a vereadora que fez o requerimento, mas em seguida criticou o nome de seu projeto. "O que ela tem feito nesta Casa tem ajudado muito o município a cuidar da causa animal. Porém, quando você mistura os nomes, dificulta um pouco". Em seguida, também pediu que ela alterasse o nome. "Seria maravilhoso. Eu quero votar a favor desse projeto", disse o parlamentar.